OFICIAL: Reino Unido acolhe a Eurovisão em 2023
Créditos da imagem: EBU / Corinne Cumming

OFICIAL: Reino Unido acolhe a Eurovisão em 2023

25/07/2022 0 Por Bernardo Matias

Reino Unido será o país anfitrião do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2023. A possibilidade já estava no ar e era dada quase como certa, tendo sido agora confirmada pela União Europeia de Radiodifusão (EBU).

Apesar de não ser a anfitriã, a Ucrânia está automaticamente na final na qualidade de vencedora deste ano. O mesmo acontece, como é regra, com os Big 5 (incluindo o Reino Unido).

O espetáculo será desenvolvido em conjunto por representantes da emissora britânica BBC com a ucraniana UA:PBC, e o logótipo irá refletir as circunstâncias únicas desta edição e a cooperação entre ambos os países.

A decisão de deixar o ESC 2023 no Reino Unido tem a ver com razões de segurança por conta da guerra na Ucrânia, conforme esclarecera já antes a EBU. A BBC, do Reino Unido, foi convidada para acolher e aceitou.

Martin Österdahl, supervisor executivo do ESC, afirmou num comunicado: “Estamos excecionalmente gratos por a BBC ter aceitado acolher o Festival Eurovisão da Canção no Reino Unido em 2023. A BBC assumiu os deveres de anfitriã de outros países vencedores em quatro ocasiões anteriores. Continuando esta tradição de solidariedade, sabemos que o Festival do próximo ano irá expor a criatividade e capacidade de uma das emissoras públicas mais experientes da Europa, enquanto assegura que aos vencedores deste ano, Ucrânia, são celebrados e representados ao longo do evento”.

Partilhar o artigo: