
Com impressionantes 439 pontos em 468 disponíveis, a Ucrânia estabeleceu um novo recorde de voto do público no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2022: com a canção Stefania dos Kalush Orchestra num contexto de guerra naquele país desencadeada pela Rússia e censurada pela comunidade internacional.
No entender de Oleh Psiuk, líder da banda, o tema vencedor está a granjear popularidade, não sendo um resultado do voto de simpatia: “De facto, ultimamente a canção Stefania esteve em primeiro lugar nas apostas, mas mesmo antes de a guerra começar na Ucrânia, estava no top cinco para os apostadores. E ultimamente têm gostado de ouvir esta canção por toda a Europa. Em diferentes países que visitámos foi muito agradável ouvir esta canção a tocar em todo o lado. E queremos mesmo dizer um grande obrigado a todos os que ouvem a nossa canção e votam nela“.
Quanto ao que as pessoas que votaram na Ucrânia podem fazer para ajudar a que a cultura e música ucranianas continuem a ser criadas no contexto atual, o artista referiu: “Misturamos cultura ucraniana, elementos folclóricos que foram esquecidos ao longo das gerações, com sons modernos. Mas além de nós há tantas pessoas talentosas a fazerem música e todos os outros aspetos da criatividade. Podem também segui-las“.
Houve uma diferença significativa entre a votação do júri (192 pontos, quarto lugar) e a do público. Oleh Psiuk comentou assim esse aspeto: “É sempre diferente quando vês um artista ao vivo ou através de um ecrã. Nós e os outros participantes estivemos a fazer isto pelos ecrãs, e os jurados e o público avaliaram-nos através do ecrã. Provavelmente iremos trabalhar ainda mais na nossa prestação musical para que até os júris, que nos avaliam pelo ecrã da televisão, nos vejam melhor“.
Deixe um comentário