Oleh Psiuk (Kalush Orchestra): “Iremos trabalhar ainda mais na nossa prestação musical”
Créditos da imagem: EBU / Corinne Cumming

Oleh Psiuk (Kalush Orchestra): “Iremos trabalhar ainda mais na nossa prestação musical”

17/05/2022 0 Por Bernardo Matias

Com impressionantes 439 pontos em 468 disponíveis, a Ucrânia estabeleceu um novo recorde de voto do público no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2022: com a canção Stefania dos Kalush Orchestra num contexto de guerra naquele país desencadeada pela Rússia e censurada pela comunidade internacional.

No entender de Oleh Psiuk, líder da banda, o tema vencedor está a granjear popularidade, não sendo um resultado do voto de simpatia: “De facto, ultimamente a canção Stefania esteve em primeiro lugar nas apostas, mas mesmo antes de a guerra começar na Ucrânia, estava no top cinco para os apostadores. E ultimamente têm gostado de ouvir esta canção por toda a Europa. Em diferentes países que visitámos foi muito agradável ouvir esta canção a tocar em todo o lado. E queremos mesmo dizer um grande obrigado a todos os que ouvem a nossa canção e votam nela“.

Quanto ao que as pessoas que votaram na Ucrânia podem fazer para ajudar a que a cultura e música ucranianas continuem a ser criadas no contexto atual, o artista referiu: “Misturamos cultura ucraniana, elementos folclóricos que foram esquecidos ao longo das gerações, com sons modernos. Mas além de nós há tantas pessoas talentosas a fazerem música e todos os outros aspetos da criatividade. Podem também segui-las“.

Houve uma diferença significativa entre a votação do júri (192 pontos, quarto lugar) e a do público. Oleh Psiuk comentou assim esse aspeto: “É sempre diferente quando vês um artista ao vivo ou através de um ecrã. Nós e os outros participantes estivemos a fazer isto pelos ecrãs, e os jurados e o público avaliaram-nos através do ecrã. Provavelmente iremos trabalhar ainda mais na nossa prestação musical para que até os júris, que nos avaliam pelo ecrã da televisão, nos vejam melhor“.

 

Partilhar o artigo: