De forma algo surpreendente, esta semana soube-se que Itália não participa no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2021. O certame será a 19 de dezembro na La Seine Musicale em Paris, França.
Itália tem um histórico de bons resultados no JESC, participando sem interrupções desde a estreia em 2014 até 2019. Retirou-se no ano passado no contexto da pandemia, pelo que se esperava um regresso em 2021.
No entanto, isso não aconteceu. Agora, o diretor do canal infantil RAI Ragazzi, da emissora RAI, Luca Milano esclareceu a decisão ao site eurofestivalnews.com: “Este ano adotámos uma política muito cautelosa sobre a presença de menores em programas de televisão (também no que toca aos nossos programas de estudo que só reabriram às crianças recentemente, com procedimentos muito estritos). A participação num evento como o JESC requer uma longa fase de planeamento e preparação, que começa na primavera, e nós não começámos”.
Para além disso, segundo o responsável, a RAI preferiu direcionar a sua atenção para outros projetos no seio da União Europeia de Radiodifusão: “A cooperação com outras emissoras públicas europeias e com a EBU continua a ser muito importante para nós. Preferimos focar este ano noutros projetos, como o ciclo de curtas de documentários EBU Kids Portraits ou a iniciativa europeia ‘Say Hi’ sobre a amizade a realizar em novembro, naturalmente esperando pela edição ‘italiana’ da Eurovisão 2022 à qual toda a empresa já está a prestar uma grande atenção”.
1 Comentar
Cabe aos seguintes países salvar o dia.
🇦🇱 Albânia
🇦🇲 Armênia
🇰🇿 Cazaquistão
🇪🇸 Espanha
🇬🇷 Grécia
🇲🇹 Malta
🇬🇧 Reino Unido
🇷🇸 Sérvia