As votações que teriam sido atribuídas pelos júris aos Países Baixos na grande final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024 foram reveladas. Joost Klein e a canção Europapa teriam somado 58 pontos.
Ponto prévio: se acompanha menos o evento, pode estar a questionar como é que os júris votaram nos Países Baixos, mesmo estando o país excluído da final. É que na sexta-feira à noite, quando decorreu o espetáculo em que os júris votam, o país ainda estava em competição. O que a organização fez depois da desclassificação foi reajustar os resultados excluindo apenas as votações nos Países Baixos.
No site oficial do certame foram publicados os resultados completos. Apesar de não existirem referências diretas aos Países Baixos depois da desclassificação, pela classificação de cada júri é possível perceber em que lugar teria ficado a participação holandesa.
Passamos a explicar: nos detalhes da votação do júri do Luxemburgo, por exemplo, vê-se França em terceiro lugar com 10 pontos… pontuação essa que seria atribuída ao segundo classificado. O que significa que, antes da desclassificação, os Países Baixos estavam em segundo na classificação desse júri.
A partir deste método, é possível concluir que os Países Baixos teriam conseguido 58 pontos. A Suíça, que venceu a votação do júri, terminou acima dos Países Baixos em todas essas votações (exceto a sua própria), pelo que a presença neerlandesa na final não teria afetado a pontuação helvética no júri. No caso do júri de Portugal, teria atribuído 0 pontos, com o 17.º lugar.
Pontos que seriam atribuídos pelos júris aos Países Baixos
- 10 pontos
- Itália
- Luxemburgo
- 8 pontos
- Dinamarca
- São Marino
- 7 pontos
- Áustria
- 5 pontos
- Sérvia
- 3 pontos
- Letónia
- Suíça
- 1 ponto
- Bélgica
- Malta
- Moldova
- Polónia
Classificações dos Países Baixos nos júris em lugares não pontuáveis
- 11.º lugar
- Austrália
- Eslovénia
- 12.º lugar
- Finlândia
- Grécia
- Irlanda
- Reino Unido
- 14.º lugar
- Chipre
- Croácia
- França
- Noruega
- 15.º lugar
- Alemanha
- 16.º lugar
- Espanha
- Islândia
- Israel
- Lituânia
- 17.º lugar
- Albânia
- Portugal
- Suécia
- 18.º lugar
- Azerbaijão
- Geórgia
- 19.º lugar
- Chéquia
- 23.º lugar
- Arménia
- 24.º lugar
- Ucrânia
- 25.º lugar
- Estónia
Deixe um comentário