Festival Eurovisão da Canção ESC 2020

Participação da Ucrânia na Eurovisão 2020 em risco por causa de dívida avultada da emissora

Participação da Ucrânia na Eurovisão 2020 em risco por causa de dívida avultada da emissora Créditos da imagem: UP9/Wikimedia Commons
Partilhar o artigo:

Está em risco a participação da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, devido à situação financeira precária da UA:PBC. Os rumores surgem cerca de uma semana depois de os Go_A terem ganho o Vidbir com o tema Solovely, tornando-se assim os representantes ucranianos no certame internacional.

O portal Suspilne adianta que a UA:PBC tem de pagar uma dívida superior a 10,5 milhões de euros à Euronews e as despesas judiciais, no seguimento de uma ordem no tribunal. A cooperação da antiga emissora ucraniana com a pan-europeia começou em 2010. Porém, foram suspensos do orçamento os fundos para pagar os direitos acordados para a criação da versão em Ucraniano da Euronews.

Desta forma, acumulou-se uma dívida que resultou num processo legal contra a UA:PBC, que herdou as dívidas da entretanto extinta National Television Company of Ukraine. Neste momento, os fundos da UA:PBC estão congelados, pelo que não pode preparar diversos conteúdos dos próximos meses – incluindo a participação no ESC e a emissão dos Jogos Olímpicos de 2020. Se a situação não for resolvida, a própria emissão contínua corre risco.

Entretanto, todos os fundos do orçamento do Ministério das Finanças serão transferidos no imediato da UA:PBC para a Euronews. O ministro da Cultura, Vladimir Borodyanskyi, classificou a situação como inadmissível, mas não se sabe se haverá mais financiamento à UA:PBC depois de as verbas serem pagas à Euronews.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.