
Está em risco a participação da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, devido à situação financeira precária da UA:PBC. Os rumores surgem cerca de uma semana depois de os Go_A terem ganho o Vidbir com o tema Solovely, tornando-se assim os representantes ucranianos no certame internacional.
O portal Suspilne adianta que a UA:PBC tem de pagar uma dívida superior a 10,5 milhões de euros à Euronews e as despesas judiciais, no seguimento de uma ordem no tribunal. A cooperação da antiga emissora ucraniana com a pan-europeia começou em 2010. Porém, foram suspensos do orçamento os fundos para pagar os direitos acordados para a criação da versão em Ucraniano da Euronews.
Desta forma, acumulou-se uma dívida que resultou num processo legal contra a UA:PBC, que herdou as dívidas da entretanto extinta National Television Company of Ukraine. Neste momento, os fundos da UA:PBC estão congelados, pelo que não pode preparar diversos conteúdos dos próximos meses – incluindo a participação no ESC e a emissão dos Jogos Olímpicos de 2020. Se a situação não for resolvida, a própria emissão contínua corre risco.
Entretanto, todos os fundos do orçamento do Ministério das Finanças serão transferidos no imediato da UA:PBC para a Euronews. O ministro da Cultura, Vladimir Borodyanskyi, classificou a situação como inadmissível, mas não se sabe se haverá mais financiamento à UA:PBC depois de as verbas serem pagas à Euronews.
Deixe um comentário