Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Participação de Alina Pash na Eurovisão 2022 pela Ucrânia decidida amanhã

Participação de Alina Pash na Eurovisão 2022 pela Ucrânia decidida amanhã Créditos da imagem: UA:PBC
Partilhar o artigo:

Fica a conhecer-se amanhã a decisão sobre a participação de Alina Pash no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022 pela Ucrânia. Conquistou esse direito por ganhar o Vidbir, mas uma deslocação à Crimeia coloca-a em dúvida.

Em causa está uma deslocação que remonta a 2015, sendo que os documentos apresentados pela artista geram algumas dúvidas e estão sob escrutínio da emissora Suspilne. A lei ucraniana é rígida e tem certos limites para transpor a fronteira na Crimeia, devido às tensões com a Rússia.

Esta terça-feira, a Suspilne emitiu um esclarecimento acerca da situação, em que o presidente da direção, Mykola Chernotytskyi, afirmou: “Estou muito grato pelo Serviço de Estado de Vigilância de Fronteiras por uma resposta tão aprontada. Falámos com o delegado de imprensa e ele assegurou que a emissora pública irá receber uma resposta oficial até amanhã às 11h00 [hora local]. O comité organizador irá reunir de tarde”.

Nesse encontro, em que Alina Pash estará presente, segundo o dirigente serão tomadas as decisões, incluindo sobre “a presença na Eurovisão”. Caso a vencedora do Vidbir tenha, de facto, cometido uma infração, a Suspilne reserva-se no direito de escolher outro participante para a Ucrânia levar ao ESC.

Entretanto, pode ler-se numa outra nota da emissora que o certificado sobre a transposição de fronteiras apresentado por Alina Pash não terá sido, afinal, emitido, citando o porta-voz do Serviço de Estado de Vigilância de Fronteiras, Andriy Demchenko, a esclarecer que não emitiu qualquer documento.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.