Jesse Markin foi anunciado como um dos sete participantes no UMK 2024, mas mesmo se ganhar a seleção da Finlândia não irá ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) se Israel participar.
O intérprete da canção Glow afirmou nas redes sociais: “Muitos perguntaram-me sobre a participação de Israel na Eurovisão. […]. Não vou participar se Israel tiver permissão para participar. E isto não significa que não quero participar na Eurovisão, ou que não vou dar 100 por cento ou 110 por cento no UMK. Mas neste momento sinto que é mais importante levar adiante estas questões de direitos humanitários. E também sinto que seja quem for que acabe por representar a Finlândia, deve representar a Finlândia. […]. Deixem as minhas palavras ser uma gota de água nesse rio, mas de qualquer forma pelo menos não há mal-entendidos sobre isto. Nada muda se nada mudar, por isso esperemos simplesmente que a EBU tome uma decisão sobre esta questão com Israel para que possamos ir a Mälmo com a Finlândia”.
Até ao momento, não está prevista qualquer sanção a Israel por parte da União Europeia de Radiodifusão (EBU). O atual conflito em Gaza tem vindo a fomentar vários apelos para que o país seja excluído do ESC pelas suas ações na guerra.
Deixe um comentário