Festival Eurovisão da Canção

‘Política’ afasta os VAL de representarem a Bielorrússia na Eurovisão 2021

‘Política’ afasta os VAL de representarem a Bielorrússia na Eurovisão 2021 Créditos da imagem: EBU/Anastasia Asty
Partilhar o artigo:

Os VAL, selecionados para representar a Bielorrússia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2020 não vão ser escolhidos para 2021, apesar do cancelamento da edição deste ano.

As relações entre o grupo e a emissora BTRC ter-se-ão quebrado depois de os VAL se mostrarem contra o muito contestado presidente Alexander Lukashenko – que controla a emissora. Na base do descontentamento da BTRC está uma entrevista que o grupo deu à IL Interesting People criticando abertamente a forma como dizem ter sido tratados pela emissora desde que ganharam a seleção nacional deste ano.

Em comunicado enviado à ATN News, a emissora esclarece: “Depois de ler a entrevista queremos dizer apenas uma coisa. O grupo VAL não irá mesmo à Eurovisão 2021 e isto acontecerá não porque algo se quebrou na BT ou porque a censura está violenta, mas porque os artistas do grupo VAL  não têm consciência”.

Na entrevista, uma das integrantes do conjunto, Lera, explicou que  não havia um contrato escrito com a BTRC, mas sim verbal, determinando que estavam impedidos de concederem entrevistas a jornalistas individuais ou de aparecerem em determinados canais – o que foi quebrado pelos VAL. Já Vlad referiu: “Sabíamos que se não aparecêssemos em concertos realizados pelo Estado provavelmente escolheriam um novo artista no próximo ano. Este é um tipo de intimidação que não é diretamente discutida, mas implícita”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.