ESC 2024 ESC 2025 Festival Eurovisão da Canção

Política das bandeiras será revista pela EBU para a Eurovisão 2025

Política das bandeiras será revista pela EBU para a Eurovisão 2025 Créditos da imagem: © EBU / Andres Putting
Partilhar o artigo:

As bandeiras também foram motivo de controvérsia durante o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024. A interdição de bandeiras da União Europeia na Malmö Arena durante a final foi duramente criticada pela própria instituição.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, disse ao Politico que foi uma decisão “alucinante. Entretanto, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) já reagiu, prometendo mudanças na política de bandeiras para 2025.

Numa nota citada pelo The Independent, a entidade organizadora do ESC justificou o sucedido e informou que serão ponderadas alterações: “Como em anos anteriores, como 2023, a política da SVT [emissora anfitriã] foi permitir bandeiras dos países participantes e as bandeiras arco-írisNunca existiu uma interdição expressa da bandeira da UE na política escrita. Devido a tensões geopolíticas reforçadas, a política de bandeiras foi aplicada de forma mais rigorosa pela segurança no evento deste ano. Iremos analisar outra vez a política de bandeiras para 2025, em conjunto com a nossa nova emissora anfitriã”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.