A Polónia organiza o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) pelo segundo ano consecutivo depois de ter vencido duas vezes seguidas. O país é dos mais bem-sucedidos nos últimos anos e a emissora TVP acredita que o segredo pode estar no processo de seleção:
Numa pergunta enviada pelo e-FestivalPT sobre qual o ‘segredo’ para encontrar os artistas e canções adequadas a singrar no JESC, o presidente da TVP, Jacek Kurski, respondeu:
– O nosso processo é muito simples: damos a voz decisiva aos nossos espectadores. O representante da Polónia é selecionado no programa musical televisivo mais popular, o Szansa na sukces Eurowizja Junior. A decisão do júri é apoiada por uma votação do SMS em proporções de 50/50, que nos dá um equilíbrio perfeito entre o que é apreciado pelos críticos e as reações populares às atuações”.
O dirigente da emissora polaca acrescentou: “Devo dizer que estou muito orgulhoso por este processo de seleção ter dado fama a duas notáveis cantoras polacas, Roksana Węgiel e Viki Gabor. É o maior prémio para a equipa Eurovisão da TVP pelos seus esforços”.
Deixe um comentário