
A atuação de Israel no Afternoon Preview Show da semifinal 2 do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025 foi alvo de vincados protestos, com assobios e a exibição de uma bandeira da Palestina enquanto Yuval Raphael cantava.
Um incidente ao qual a emissora anfitriã SRG SSR já reagiu, num comunicado em que se pode ler: “Durante o ensaio geral para a segunda semifinal do ESC esta tarde, a atuação da cantora israelita Yuval Raphael foi perturbada. Seis pessoas, incluindo uma família, perturbaram o ensaio com bandeiras de grandes dimensões e assobios. O pessoal de segurança foi capaz de identificar rapidamente os envolvidos e escoltá-los para fora da sala”.
A nota acrescentou: “Gostaríamos de agradecer a todos os artistas, delegações, fãs e convidados, incluindo várias crianças, que estão a tornar o ESC 2025 numa experiência única. Ao mesmo tempo, gostaríamos de enfatizar que os organizadores estão comprometidos para com um ambiente neutro, seguro, inclusivo e de respeito no ESC”.
Une spectatrice présente dans la Halle Saint-Jacques lors de la répétition publique de la deuxième demi-finale de l’#Eurovision2025 m’a transmis cette vidéo sur laquelle ont entend les sifflets et protestations pendant le passage de la chanteuse d’Israël #Eurovision pic.twitter.com/2soUY9HuGb
— Fabien Randanne (@fabrandanne) May 15, 2025
Deixe um comentário