Uma das questões que por estes dias se faz relativamente ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2020 é acerca das datas do evento. Assumindo que a final continua a ser num sábado de maio como tem sido tradição, há cinco datas a considerar: 2, 9, 16, 23 e 30 são os cinco sábados de maio do ano que vem. Mas nem todos estão disponíveis e há duas semanas que parecem mais prováveis – 10 a 16 de maio e 17 a 23 de maio de 2020.
Desde logo, 2 de maio implicaria as semifinais ainda em abril, sendo que desde 1994 não há qualquer edição do ESC com espetáculos ao vivo em abril – desde então, o mais cedo que aconteceu foi a 3 de maio, em 1997, quando ainda só existia final. Por outro lado, semifinais a 28 e 30 de abril e final a 2 de maio implicaria um tempo de preparação muito mais curto e significaria que o local precisaria de estar disponível desde os primeiros dias de março.
Segue-se então 9 de maio, segundo sábado daquele mês de 2020. Contudo, nos dias anteriores há o Remembrance Day a 4 de maio e o Dia da Libertação a 5 de maio (que seria coincidente com a primeira semifinal). Acontece que esta calendarização obrigaria a realizar o Jury Show uma hora depois do momento de silêncio nacional do Remembrance Day e a primeira semifinal propriamente dita a 5 de maio… que em 2020 é feriado na Holanda. Depois, o fim de semana de 9 e 10 de maio de 2020 pode muito bem ter outro grande evento internacional na Holanda, o GP de Fórmula 1, havendo insistentes rumores que ocupa a vaga atual da prova de Espanha no segundo fim de semana de maio.
O sábado seguinte em maio de 2020 é o dia 16, que aparentam não ter quaisquer conflitos de calendário e pode ser uma opção, embora os ensaios fossem também coincidir com as datas dos dias festivos (4 e 5 de maio) e a Cerimónia de Abertura a um domingo (dia 10) pudesse ser no dia do GP de Fórmula 1. Caso as datas escolhidas sejam 12, 14 e 16 de maio, Haia deverá deixar de ser opção, uma vez que acolhe nessa semana os Invictus Games, um evento internacional multi-desportivo.
Depois, o dia 23 de maio não parece colocar problemas de maior, havendo apenas um pequeno conflito com o Dia da Ascensão a 21 de maio – no qual aconteceria a primeira semifinal da Eurovisão, mas a verdade é que por exemplo em 2018 o Dia da Ascensão calhou na data de uma das semifinais. A data não colocaria problemas para Haia e o Ahoy Rotterdam, outro dos locais possíveis para sediar o ESC, só teria de ajustar as datas de um concerto de Frank van Etten. Quanto à Ziggo Dome, há um concerto de Duncan Laurence a 26 de março que pode colocá-la fora de hipótese para qualquer data de maio.
Por fim, há o sábado de 30 de maio, que faria com que a Eurovisão fosse na data mais tardia em muitos anos (nos últimos 20 nunca foi depois de 29 de maio). Contudo, essa data está, à partida, completamente descartada, já que é nesse sábado que se disputa a final da Liga dos Campeões de futebol e têm sido sempre evitados conflitos de calendário com essa competição.
Aparentemente, há duas semanas de maio de 2020 que não aparentam problemas de maior (10 a 16 de maio e 17 a 23 de maio), pelo que é praticamente certo que o ESC não vá fugir à calendarização habitual em maio para passar para abril ou junho. Em qualquer caso, o melhor é mesmo esperar pelos próximos meses para se saber em definitivo quando e onde se vai realizar a próxima edição da Eurovisão.
Deixe um comentário