Revelados mais detalhes sobre o formato do American Song Contest; primeira edição em 2021 ou 2022
Créditos da imagem: David Jones/Flickr

Revelados mais detalhes sobre o formato do American Song Contest; primeira edição em 2021 ou 2022

08/11/2020 3 Por Bernardo Matias

Há novidades sobre o American Song Contest (ASC), um spin-off do Festival Eurovisão da Canção (ESC) nos Estados Unidos da América que deverá avançar em 2021 ou 2022.

No podcast Humans of Eurovision, o produtor Ola Melzig avançou com alguns detalhes. O formato está a ser trabalhado para ser selecionado por uma emissora norte-americana. A primeira edição do ASC está prevista para o outono do ano que vem ou primavera de 2022.

Apesar de o formato exato ainda estar em discussão com várias emissoras interessadas, há uma base delineada. Serão cinco galas de qualificação de duas horas de duração com dez Estados cada: quatro canções seguem para as semifinais.

Serão duas semifinais com dez canções cada, sendo cinco apuradas para a grande final. Esta contará, por isso, com dez candidatos e terá 2h10m de duração. O formato das semifinais e da final está fechado, mas o das eliminatórias ainda está a ser discutido, já que houve pedidos para ser diferente.

À semelhança do ESC, na versão norte-americana cada Estado terá de escolher a sua canção antes das galas ao vivo, entre um mínimo de três canções. Essa seleção poderá ser feita de diversas formas, dependendo da emissora escolhida. Os coros podem ser pré-gravados e todas as canções têm de ser originais, produzidas do zero para as duas primeiras edições. O objetivo é que todos os 50 Estados acabem por controlar a sua seleção com o passar dos anos.

Segundo Ola Melzig, também será feito trabalho com as editoras discográficas dos EUA para encontrar os intérpretes e canções, sendo a intenção ajudar a lançar artistas estabelecidos desconhecidos das massas.

Estão também a ser estudadas formas de interação do ASC com o ESC, como por exemplo disponibilizar o ASC no ‘feed’ da União Europeia de Radiodifusão (EBU) na Europa ou o vencedor do ASC ser interval act no ESC.

Partilhar o artigo: