O Road to Eurovision’19 continua com a apresentação da Eslovénia. Consecutivamente no Festival Eurovisão da Canção (ESC) desde 2001, aquele país leste-europeu estreou-se em 1993. Este ano leva a Tel Aviv Zala Kralj & Gašper Šantl que interpretam a canção Sebi.
Depois de integrar o território da antiga Jugoslávia, a estreia independente eslovena foi em 1993 com o tema Tih deževen dan da 1X Band, que depois de ganhar a pré-qualificação ficou em 22.º lugar da final. Ausente em 1994, a Eslovénia voltou em 1995 com o sétimo lugar de Darja Švajger a interpretar Prisluhni mi, naquele que é um dos melhores resultados.
Sem conseguir igualar nem superar essa classificação nos anos subsequentes, a Eslovénia retirou-se em 2000, voltou no ano seguinte com mais um sétimo lugar – desta feita com Nuša Derenda e o tema Energy. A partir daí, o país cuja participação é garantida pela RTV SLO nunca mais falhou nenhuma edição.
Contudo, nunca teve resultados de destaque e desde que há semifinais (2004) só avançou para a final por cinco vezes. Neste período, as melhores participações terminaram em 13.º lugar. Entre semifinais e finais, a Croácia foi o país que mais pontos deu (184) e recebeu (125) da Eslovénia.
Zala Kralj e Gašper Šantl tentam este ano inverter o registo modesto da Eslovénia com o tema Sebi, com musicalidade pop downtempo. É o quarto single do duo formado no ano passado. Zala começou a sua carreira a interpretar covers antes de começar com as suas próprias composições, ao passo que Gašper começou na guitarra em tenra idade e estudou no estúdio Faust Records para se tornar produtor áudio e compositor. Foi o single de estreia Valovi que juntou pela primeira vez Zala Kralj e Gašper Šantl, sendo que depois do sucesso alcançado avançaram para mais dois singles – Baloni e S tboi. Este ano concorreram ao EMA, processo de seleção interna da Eslovénia, e levaram de vencida com o tema Sebi que agora vão defender na Eurovisão.
Eslovénia:
- Estreia: 1993 – 1X Band, Tih deževen dan (22.º lugar)
- Participações anteriores: 24
- Melhor resultado: Sétimo lugar (1995: Darja Švajger, Prisluhni mi; 2001: Nuša Derenda, Energy)
- Pior resultado: 21.º lugar na semifinal em 2004 (Platin, Stay Forever)
- Concurso de seleção nacional: Evrovizijska Melodija (EMA)
- Emissora responsável: RTV SLO
- Representante em 2019: Zala Kralj e Gašper Šantl, Sebi
Zala Kralj & Gašper Šantl:
- Formação: 2018
- Singles: 4 (primeiro: Valovi, de 2018)
- EP: 1 (Štiri, de 2019)
- Géneros: Minimal, Lo-Fi, Indie Pop
Sebi:
- Género: Downtempo, Ambiente, Alternative Dream, Pop, Trip Hop
- Idioma: Esloveno
- Intérprete: Zala Kralj, Gašper Šantl
- Letra: Zala Kralj, Gašper Šantl
- Composição: Zala Kralj, Gašper Šantl
- Produção: Zala Kralj, Gašper Šantl
Deixe um comentário