Seguimos caminho no Road to Eurovision’19 e chega a vez de falar da Estónia. É mais um dos países do antigo bloco soviético a concurso, pelo que a estreia é relativamente recente (foi há duas décadas e meia). Este ano é representada por Victor Crone com a canção Storm.
A primeira tentativa da Estónia entrar no ESC aconteceu em 1993, mas Janika Sillamaa não conseguiu passar da ronda de pré-qualificação com o tema Muretut meelt ja südametuld. Mas no ano seguinte, e sem primeiras fases, o país entrou mesmo no certame pela primeira vez na história. Silvi Vrait cantou Nagu merelaine e ficou em 24.º.
Depois da ausência em 1995, começou o melhor período da história eurovisiva da Estónia. Entre 1996 e 2002 alcançou o top dez por seis vezes incluindo o primeiro (e até agora único) triunfo: Tanel Padar, Dave Benton & 2XL com o tema Everybody. No ano seguinte, a competir em casa, a Estónia alcançou o segundo melhor resultado de sempre com Sahlene a ser terceira interpretando Runaway.
Desde a introdução das semifinais em 2004, os artistas estónios só chegaram à final por seis vezes. Destacam-se os sextos lugares de Urban Symphony com Rändajad em 2009 e de Ott Lepland com Kuula em 2012. Depois de nos primeiros anos o idioma Estónio ter sido dominante, as canções têm sido sobretudo noutros idiomas, predominantemente Inglês, mas não só – exemplo disso foi La Forza, em Italiano, que Elina Nechayeva defendeu no ano passado sendo oitava.
Victor Crone é o representante da Estónia este ano. O sueco de 27 anos conta com outros nove singles e começou a carreira em 2014. No ano seguinte concorreu ao Melodifestivalen na Suécia mas não conseguiu passar da Second Chance Round.
No seu percurso, Victor Crone teve um período nos Estados Unidos em Los Angeles e Nashville para escrever canções com artistas como Diane Warren ou Desmond Child, além de atuar em alguns centros de conferências internacionais. Jimmy Dean, o seu single de estreia, foi lançado sob o seu nome Vic Heart. Em Tel Aviv, Victor Crone interpreta Storm, um tema Electronic Dance Music/Country Pop cujo um dos compositores é Stig Rästa – representante da Estónia no ESC 2015 em duo com Elina Born.
Estónia:
- Estreia: 1994 – Silvi Vrait, Nagu merelaine (24.º lugar)
- Participações anteriores: 25
- Melhor resultado: Vitória (1995: Tanel Padar, Dave Benton & 2XL, Everybody)
- Pior resultado: 22.º lugar na semifinal em 2007 (Gerli Padar, Partners in Crime)
- Concurso de seleção nacional: Eesti Laul
- Anfitriã: Uma vez (2002, Tallin)
- Emissora responsável: ERR
- Representante em 2019: Victor Crone, Storm
Victor Crone:
- Idade: 27 anos (nascido a 31 de janeiro de 1992)
- Nacionalidade: Sueca
- Início de carreira: 2014
- Singles: 10 (primeiro: Jimmy Dean, de 2014)
- Géneros: Dance pop, pop-rock, electro dance, folktronica
Storm:
- Género: EDM, Country pop
- Idioma: Inglês
- Intérprete: Victor Crone
- Letra: Stig Rästa, Victor Crone, Fred Krieger
- Composição: Stig Rästa, Vallo Kikas, Victor Crone, Sebastian Lestapier
Deixe um comentário