É com um novo nome que o próximo país da rubrica Road to Eurovision’19 participa no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. Trata-se da Macedónia do Norte, que até há poucos meses tinha a designação oficial de Antiga República Jugoslava da Macedónia. Apesar desta alteração, devida a motivos políticos, o país continua a ser o mesmo e, por isso mesmo, o registo. Este ano é representado por Tamara com o tema Proud.
Da primeira vez que a Macedónia do Norte tentou participar, em 1996, a canção Samo ti de Kaliopi não foi além da ronda de pré-qualificação, pelo que a estreia de facto foi apenas em 1998. Na altura, Vlado Janevski cantou Ne zori, zoro e ficou em 16.º lugar. Até 2003, de registar a particularidade de o país só estar presente de dois em dois anos. No entanto, essa sequência acabou em 2004 e desde esse ano nunca mais a Macedónia do Norte saiu.
No entanto, os resultados não têm sido os melhores. De facto, o mais forte de todos foi o 12.º lugar de Elena Risteska em 2006, interpretando Ninanajna. Desde 2008 apenas teve uma presença na final – em 2012, quando Kaliopi regressou com a canção Crno i belo sendo 13.ª. A mesma cantora ainda voltou uma terceira vez em 2016, mas nessa altura o tema Dona falhou por pouco o apuramento (ficou em 11.º na semifinal).
A este ano, a Macedónia do Norte chega na sequência do seu pior resultado de sempre: 18.º lugar na sua semifinal de 2018 com o tema Lost and Found dos Eye Cue. A emissora MKRTV é a responsável pela participação. A Macedónia do Norte tem dado mais pontos à Albânia (209 entre semifinais e finais), tendo recebido mais do mesmo país (145). Refira-se que antes da independência da Jugoslávia, artistas oriundos da Macedónia do Norte participaram como intérpretes e compositores na pré-seleção do extinto país, mas nunca tiveram sucesso.
Tamara Todevska é a representante da Macedónia do Norte na Eurovisão em 2019. Aos 33 anos, a cantora tem carreira a solo desde 2003, mas já antes em 1997 tinha lançado uma canção em dueto com a irmã Tijana Dapčević. O primeiro álbum a solo de Tamara remonta a 2005, intitulando-se Sino. Em 2007 esteve perto de ser a representante macedónia no ESC, ficando em segundo na seleção nacional com a canção Kazi Koj Si Ti. Essa estreia aconteceu no ano seguinte após a vitória no Skopje Fest 2008 com Vo ime na ljubovta em conjunto com Vrčak e Adrian.
A versão em Inglês, Let me love you, foi apresentada no ESC e ficou em décimo na sua semifinal, mas como na altura só os nove primeiros se apuravam diretamente e o décimo apurado era escolha do júri, Tamara, Vrčak e Adrian ficaram eliminados. Agora, Tamara estreia-se a solo na Eurovisão defendendo a canção Proud. É um tema pop que Tamara dedica aos seus filhos com uma mensagem de orgulho e crença pessoal, independentemente do que as pessoas à volta dizem.
Macedónia do Norte:
- Estreia: 1998 – Vlado Janevski, Ne zori, zoro (Resultado: 19.º)
- Em 1996 Kaliopi com a canção Samo ti foi eliminada na pré-qualificação
- Participações anteriores: 18
- Melhor resultado: 12.º lugar em 2007 (Elena Risteska, Ninanajna)
- Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2018 (Eye Cue, Lost and Found)
- Concurso de seleção nacional: Seleção interna (sem concurso)
- Emissora responsável: MKRTV
- Representante em 2019: Tamara Todevska, Proud
Tamara Todevska:
- Idade: 33 anos (nascida a 1 de junho de 1985)
- Nome civil: Tamara Todevska
- Nacionalidade: Macedónia
- Início de carreira: 2003 (a solo)
- Singles: 25 (Primeiro: Dali znam, 2002)
- Álbuns: 2 (Primeiro: Sino, 2005)
- Género: Pop
Proud:
- Género: Pop
- Idioma: Inglês
- Intérprete: Tamara Todevska
- Letra: Kosta Petrov, Sanja Popovska
- Composição: Robert Bilbilov, Lazar Cvetkoski, Darko Dimitrov
Deixe um comentário