Avançamos no Road to Eurovision’19 para a Polónia, um dos países de Leste que entrou no Festival Eurovisão da Canção (ESC) durante os anos 1990. Este ano a representação está a cargo da banda feminina Tulia com o tema Fire of Love (Pali Się).
A estreia polaca foi precisamente há duas décadas e meia, em 1994, quando Edyta Górniak foi segunda classificada a cantar To nie ja! – o que permanece até hoje como melhor resultado da Polónia. Nos anos seguintes, sempre com canções no idioma Polaco, as participações da Polónia nunca estiveram perto de ter o mesmo sucesso da estreia e em 2000 houve a primeira ausência – sendo a segunda apenas dois anos depois.
Em 2003, Ich Troje alcançou o segundo melhor resultado de sempre da Polónia com a canção Keine Grenzen-Żadnych granic em três idiomas (Alemão, Polaco e Russo) a ficar em sétimo lugar. Entre 2007 e 2011 a Polónia atravessou a pior série de resultados da sua história eurovisiva, marcando presença em apenas uma final (2008).
Após ficar de fora em 2012 e 2013, regressou em 2014 e só no ano passado voltou a ser eliminada nas semifinais. No entanto, os resultados polacos não foram demasiado expressivos, sendo o único top dez o oitavo lugar de 2016 por Michał Szpak interpretando Color of Your Life. A presença da Polónia na Eurovisão é assegurada pela emissora TVP. Ao longo dos anos, entre semifinais e finais, a Polónia deu mais pontos à Ucrânia (171) e recebeu mais da Alemanha (140).
O grupo feminino Tulia representa a Polónia no ESC 2019. Formada em outubro de 2017, a banda integra quatro senhoras com um estilo único. A sua música combina características clássicas, folk e produção moderna. No ano passado, as Tulia atuaram no evento de prémios musicais mais importante da Polónia, a Fryderyki Gala e lançou o seu álbum de estreia que ganhou três prémios no Festival Nacional da Canção Polaca em Opole. A canção Folk Fire of Love (Pali Się) é a que as Tulia apresentam na Eurovisão 2019. Lançado originalmente em novembro do ano passado, nem começou por visar esta participação e uma vez escolhido passou por uma remodelação (passou a ser em Inglês e Polaco, o que se traduziu na introdução de Fire of Love no título).
Polónia:
- Estreia: 1994 – Edyta Górniak, To nie ja! (Resultado: Segundo lugarl)
- Participações anteriores: 21
- Melhor resultado: Segundo lugar em 1994 (Edyta Górniak a cantar To nie ja!)
- Pior resultado: 19.º lugar na semifinal de 2011 (Magdalena Tul, Jestem)
- Concurso de seleção nacional: Seleção interna (sem concurso)
- Emissora responsável: TVP
- Representante em 2019: Tulia, Fire of Love (Pali Się)
Tulia:
- Idade: Um ano e sete meses (formadas em outubro de 2017)
- Membros: Tom Hugo, Fred Buljo, Alexandra Rotan
- Nacionalidade: Polaca
- Singles: 1 (Spirit in the Sky, 2019)
- Géneros: Folk
Fire of Love (Pali Się):
- Género: Folk
- Idioma: Inglês
- Intérprete: Tulia
- Letra: Allan Rich, Jude Friedman, Sonia Krasny
- Composição: Nadia Dalin
Deixe um comentário