Fonte da imagem: facebook.com/ahoyrotterdam

Roterdão acolhe o Festival Eurovisão da Canção 2020 a 12, 14 e 16 de maio

30/08/2019 0 Por Bernardo Matias

Está finalmente conhecida a sede do Festival Eurovisão da Canção (ESC) do próximo ano, a 12 e 14 de maio (semifinais) e 16 de maio (final). Roterdão foi anunciada esta manhã como cidade anfitriã do evento, culminando um processo de seleção que começou poucas semanas depois da vitória de Duncan Laurence pela Holanda na edição de 2019.

Ao todo, cinco cidades apresentaram as suas candidaturas oficialmente: além de Roterdão, também Maastricht, Arnhem, Utrecht e ‘s-Hertogenbosch. No entanto, existiu interesse de mais locais um pouco por toda a Holanda que acabou por não se concretizar em candidaturas.

Das cinco cidades candidatas, Maastricht e Roterdão foram selecionadas para a fase final do processo de escolha. Agora, as emissoras NPO, NOS e AVROTROS confirmaram a vitória de Roterdão, colocando um ponto final à espera e aos rumores dos últimos dias.

A infraestrutura que irá sediar o ESC 2020 será o Rotterdam Ahoy. Com capacidade para cerca de 16.400 pessoas, foi inaugurado em 1971 e renovado pela última vez em 2011. Esta é a segunda vez que acolhe um evento eurovisivo, depois do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2007.

Roterdão trata-se de uma cidade localizada na província da Holanda do Sul, cujas raízes remontam ao século XIII. É a segunda maior cidade e município da Holanda, tendo mais de 624 mil habitantes de acordo com os dados recolhidos em 2014. Em maio tem um clima ameno, com temperaturas máximas médias a rondarem os 17.5ºC e mínimas médias de 7.8ºC. Maio é dos meses com menos precipitação na região. Duncan Laurence, vencedor do ESC 2019, é oriundo de Spijkenisse, localidade a cerca de 24km de Roterdão.

Partilhar o artigo: