Roterdão aprova candidatura a sediar o ESC 2020… e deverá investir 15 milhões de euros
Créditos da imagem: Frans Berkelaar/Flickr

Roterdão aprova candidatura a sediar o ESC 2020… e deverá investir 15 milhões de euros

09/07/2019 0 Por Bernardo Matias

Roterdão vai avançar com o caderno de candidatura para acolher o Festival Eurovisão da Canção (ESC) do ano que vem, com o documento a ter sido aprovado pela Assembleia Municipal. E ao que tudo indica está previsto um investimento de 15 milhões de euros.

Na votação, cujo resultado foi anunciado pelo vereador para a Cultura Said Kasmi, existiram 37 votos a favor da candidatura e oito contra. Nas redes sociais, Said Kasmi escreveu: “A proposta para organizar o Festival Eurovisão da Canção pode contar com uma grande maioria. Em Roterdão estamos prontos!”.

O local proposto é o Ahoy, com capacidade para acolher quase 17 mil espectadores. Além da Assembleia Municipal, há também apoios da província da Holanda do Sul (com um milhão de euros) e das cidades de Haia e Breda. Entretanto, segundo o site bd.nl, o caderno de candidatura que amanhã vai ser entregue à emissora NPO prevê um investimento de 15 milhões de euros por parte da cidade.

Para fazer esta despesa, os responsáveis de Roterdão contam com patrocinadores, campanhas do público, crowdfunding, contribuições municipais, dinheiro vindo do governo e ainda com um eventual aumento da taxa turística e com contributos de municípios vizinhos tendo em conta que também podem ter benefícios.

Partilhar o artigo: