
Excluída do certame, a Rússia cancelou oficialmente a sua seleção para o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2022, e também lançou a sua alternativa: o Our Generation.
A Igor Krutov Academy of Music, parceria das emissoras públicas russas para o JESC, fez saber da decisão, tomada na sequência da suspensão pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) do Channel 1, VGRTK e Radio Dom Ostankino. Nesta altura estavam em curso as candidaturas, que assim ficam sem efeito.
Ao mesmo tempo, foi lançado o Our Generation: a versão russa do JESC (e que tem vários pontos em comum, começando logo pela imagem…) que se realizará em Moscovo sob o mote «Music Without Borders» («Música Sem Fronteiras». Será no outono deste ano, em data por anunciar.
O certame russo será aberto a jovens dos 9 aos 15 anos, canções com 2m30s a três minutos de duração e os grupos poderão ter até seis crianças/jovens em palco (regras «estranhamente» parecidas à do JESC…). Propõe-se ao “desenvolvimento e apoio a jovens cantores/compositores talentosos, à popularização do seu trabalho, bem como à preservação e desenvolvimento das culturas nacionais do mundo”.
Pelos regulamentos, o Our Generation está aberto a artistas de qualquer país. As letras das canções têm de ter 60 por cento num idioma nativo e 40 por cento num idioma internacional (Alemão, Árabe, Castelhano, Chinês, Francês, Inglês, Português ou Russo). Os resultados serão ditados pela combinação de 50 por cento/50 por cento das votações de um júri e do público. As candidaturas estão abertas desde esta sexta-feira (1 de julho) até 2 de outubro.
Deixe um comentário