Fecharam as inscrições no Vidbir 2024 e há 389 candidaturas à seleção da Ucrânia para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024. A lista longa de participantes vai ser revelada a 9 de novembro.
Candidataram-se 288 artistas (222 dele são cantores a solo). A emissora Suspilne recebeu 337 canções, 57,5 por cento das quais só em idioma Ucraniano. Há também 33 por cento em Inglês, cerca de nove por cento bilingues e 0,5 por cento em outros idiomas.
Dez finalistas serão anunciados a 20 de novembro, decorrendo depois uma votação pública online para determinar mais um participante entre os que não foram selecionados. O Vidbir vai ser em fevereiro do próximo ano.
O diretor musical do certame, Dmytro Shurov (Pianoboy), afirmou em comunicado: “Ucranianos, obrigado por cada uma das 389 candidaturas! Já posso dizer que incluem pelo menos quatro hits 100 por cento, dez potenciais hits, vários regressos empolgantes, assim como algo novo que, espero, irá surpreender-nos a nós e a todo o mundo. Estou grato a todos os músicos, produtores, arranjadores e autores pelos seus esforços e coração. Sei o quão difícil é psicologicamente ser criativo agora, mas estou orgulhoso de os artistas não desistirem do trabalho deles, mas desenvolvem-se e seguem em frente. Como sempre, o Vidbir irá respirar nova música ucraniana e descobrir os que caminham na fronteira da cultura pop moderna e procuram desesperadamente por auto-expressão neste mundo turbulento”.
Deixe um comentário