
A Suécia é uma forte candidata a vencer o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025, o que aconteceria pela segunda vez em três anos… e levaria o certame de volta ao país em 2026.
Se essa vitória se concretizar, a emissora SVT quer um ESC de baixo custo no próximo ano, como referiu Anton Glanzelius, comissário de programação, ao jornal Dagens Nyheter: “Talvez seja um palco e plataforma de luzes mais pequenos, mas independentemente do que fizermos, existirão grandes custos”.
O profissional da SVT garantiu que está tudo preparado para começar a debater a organização do ESC 2026 no imediato se os KAJ forem os vencedores no próximo sábado em Basileia.
Nos últimos 12 anos, a Suécia acolheu o ESC por três vezes (2013, 2016 e 2024), sendo que em nenhuma delas a SVT obteve lucro, segundo o Dagens Nyheter… que escreve inclusive que em 2024 existiram perdas superiores a nove milhões de euros (100 milhões de coroas suecas).
E Anton Glanzelius alertou para o que terá de acontecer caso a Suécia ganhe em 2025 e sedie o ESC em 2026: “Teremos de contrariar isto cancelando outros programas”.
Deixe um comentário