Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Albânia e Ronela Hajati

Todos os caminhos vão dar a Turim: Albânia e Ronela Hajati
Partilhar o artigo:

Inauguramos a rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim», na qual até 9 de maio vamos apresentar todos os 40 concorrentes ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

O formato é simples: em cada artigo mostramos o perfil do país no ESC e do respetivo representante e canção, assim como uma compilação de pontos altos/curiosidades/trivia sobre a história eurovisiva do país. E, no final, deixamos, claro, a canção em formato vídeo.

Começamos com a Albânia, que estará a concurso pela 17.ª vez procurando a terceira qualificação consecutiva para a grande final. Ronela Hajati é a sua representante, com a canção Sekret.

 

A Albânia na Eurovisão em 10 pontos

  • Primeira final no ano de estreia: A Albânia estreou-se no ESC em 2004 e logo conseguiu a presença na grande final com o sétimo lugar de Anjeza Shahini interpretando The Image of You.
  • Melhor resultado em 2012: Passaram-se oito anos até que a Albânia conseguisse o seu segundo top dez da história: foi em 2012 com Rona Nishliu e a canção Suus, com o quinto lugar que foi o melhor resultado até hoje.
  • Oito apuramentos falhados: Só em oito das 17 participações anteriores é que a Albânia se ficou pelas semifinais. A última vez foi em 2017.
  • Feito histórico em 2022?: A Albânia nunca conseguiu mais de três apuramentos consecutivos para a final (2008-2010 e 2018-2021, visto que a edição de 2020 foi cancelada). Se se qualificar em 2022, será a primeira vez que marcará presença na gala decisiva em quatro edições seguidas.
  • Fidelidade à seleção nacional: Desde a estreia em 2004 que a Albânia seleciona sempre o seu representante no conceituado Festivali i Këngës. Só em 2015 é que parte da escolha não passou pelo certame, uma vez que a canção foi uma escolha interna.
  • Um Barbara Dex Award: A Albânia já tem um Barbara Dex Award no currículo. O agora extinto infame prémio para o vestuário mais peculiar foi entregue, em 2012, a Rona Nishliu.
  • Só dois idiomas: Na sua história desde 2004, a Albânia apenas teve canções com letra em dois idiomas: Albanês ou Inglês (ou ambos juntos, como é o caso de Sekret este ano).
  • Participação negada antes da estreia: Após a dissolução da União Soviética, a Albânia esteve interessada em participar no ESC pela primeira vez em 2003, mas foi recusada pelo grande número de países participantes. A hipótese surgiu em 2004 com a instituição das semifinais.
  • Grécia e Macedónia do Norte: A Grécia foi o país que mais pontos recebeu da Albânia entre semifinais e finais, num total de 254. Em sentido contrário, a Macedónia do Norte foi o país que mais pontuou a Albânia, com 253 pontos.
  • Nada de ‘nul points’: Nos seus piores resultados, a Albânia somou pontos: quando foi 17.ª na semifinal de 2007 teve 49 pontos e quando ficou apenas em 21.º na final do ano passado teve 57 pontos.

 

Perfil do país (Albânia)

Emissora responsável: RTSH
Chefe de delegação: Kleart Duraj
Estreia: 2004; Anjeza Shahini – The Image of You (resultado: sétimo lugar)
Participações anteriores: 17
Melhor resultado: Quinto lugar (Rona Nishliu – Suus, 2012)
Pior resultado: 17.º lugar na semifinal (Frederik Ndoci – Hear My Plea, 2007)
Concurso de seleção nacional: Festivali i Këngës
Representante em 2022: Ronela Hajati – Sekret
Semifinal em 2022: 1.ª a atuar na primeira semifinal (10 de maio)

 

Perfil da representante (Ronela Hajati)

Nome: Ronela Hajati
Idade: 32 anos (nascida a 2 de setembro de 1989)
Nacionalidade: Albanesa
Início de carreira: 2006
Álbuns de estúdio: 0
Géneros: Pop
Outras notas: Ronela Hajati é filha de Marash Hajati, falecido diretor-geral da emissora albanesa RTSH.

 

Perfil da canção (Sekret)

Título: Sekret
Género: Pop, funk, reggaeton
Idioma: Albanês e Inglês
Intérprete: Ronela Hajati
Letra e composição: Ronela Hajati
Produção: Marko Polo

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.