Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Alemanha e Malik Harris

Todos os caminhos vão dar a Turim: Alemanha e Malik Harris
Partilhar o artigo:

Seguimos na rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim», apresentando os participantes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

Alemanha segue-se na lista, sendo um dos membros históricos, com um currículo que inclui vitórias. Este ano aposta em Malik Harris e na canção Rockstars.

 

A Alemanha na Eurovisão em 10 pontos

  • Quase totalista: A Alemanha está presente no ESC desde a primeira edição em 1956. Só não pode ser considerada totalista porque em 1996 falhou o apuramento desde a pré-qualificação, mas de qualquer forma esteve na corrida e também não se pode considerar uma ausência.
  • O pior resultado de sempre: O 27.º lugar na final de 2015 é o pior resultado que a Alemanha já conseguiu no ESC, não tendo pontuado sequer. Como desde então mais nenhuma final teve 27 países, é também o pior resultado de um país numa final. Pior, só mesmo a situação de 1996 em que não se qualificou, mas esse resultado não é considerado parte do palmarés oficial da Alemanha.
  • Duas vitórias: Até ao momento, a Alemanha tem dois triunfos no ESC: em 1982 Nicole interpretou Ein bißchen Frieden e em 2010 Lena venceu com o tema Satellite.
  • Primeiro ‘Big 4/5’ a ganhar: Desde a criação do grupo dos ‘Big 4/5’ (Alemanha/Espanha/França/Itália/Reino Unido), a Alemanha foi a primeira deste conjunto de países a vencer o ESC. Foi em 2010 e assim permaneceu até que no ano passado Itália também o conseguiu fazer.
  • Aposta rara: Nos mais de 60 anos de história do ESC, apenas por três vezes o vencedor voltou logo no ano seguinte para defender o triunfo. A última ocasião foi em 2011, quando a Alemanha escolheu Lena após a vitória de 2010.
  • Uma década com três pontos altos: Entre 2010 e 2019, a Alemanha venceu uma vez, ficou em quarto lugar noutra, além de somar mais dois top dez. De resto, teve um registo fraco, com cinco classificações fora do top 20 da final.
  • Regresso às seleções nacionais: A Alemanha voltou este ano a eleger o seu representante e canção numa seleção nacional televisiva, o que não acontecia desde 2019. No entanto, as seleções internas nem foram muito comuns, acontecendo apenas por 12 vezes (ou 13, contando com 2011 em que foi apenas para o artista).
  • Três ‘nul points’: A Alemanha já ficou por três vezes na última posição sem qualquer ponto: em 1964 e 1965 quando ainda havia só gala única e em 2015 apenas na final.
  • Antes da reunificação: De 1956 até 1990, a Alemanha Ocidental foi a participante alemã no ESC. A Alemanha Oriental, ligada à União Soviética, chegou a participar no Intervision Song Contest, organizado pela rede de estações televisivas do Bloco de Leste entre 1977 e 1980.
  • Onde anda o Alemão?: É preciso recuar década e meia para encontrar uma canção da Alemanha com pelo menos parte considerável da letra em Alemão: foi em 2007, quando Roger Cicero cantou Frauen regier’n die Welt em Alemão e Inglês. A última vez que a Alemanha levou um tema só no seu próprio idioma foi em 1998 (Guildo hat euch lieb! de Guildo Horn).

 

Perfil do país (Alemanha)

Emissora responsável: NDR
Chefe de delegação: Alexandra Wolfslast
Estreia: 1956; Walter Andreas Schwarz – Im Wartesaal zum großen Glück; Freddy Quinn – So geht das jede Nacht (segundo lugar)
Participações anteriores: 64
Melhor resultado: Duas vitórias (1982: Nicole – Ein bißchen Frieden; 2010: Lena – Satellite)
Pior resultado: Eliminada na pré-qualificação em 1996 (Leon – Planet of Blue)
Anfitriã: Três vezes (1957, 1983 e 2011)
Concurso de seleção nacional: Germany 12 Points
Representante em 2022: Malik Harris – Rockstars

 

Perfil do representante (Malik Harris)

Nome: Malik Harris
Idade: 24 anos (nascido a 27 de agosto de 1997)
Nacionalidade: Alemã
Início de carreira: 2019
Álbuns de estúdio: 1 (Anonymous Colonist, de 2021)
Géneros: Pop, rap
Outras notas: Malik Harris já atuou em programas de suporte de espetáculos de artistas internacionais como Alex Clare, James Blunt ou LP.

 

Perfil da canção (Rockstars)

Título: Rocstars
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Malik Harris
Letra e composição: Malik Harris, Marianne Kobylka e Robin Karow

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.