Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Arménia e Rosa Linn

Todos os caminhos vão dar a Turim: Arménia e Rosa Linn
Partilhar o artigo:

Em mais uma parte da rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim», continuamos a apresentar-lhe todos os participantes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

Por ordem alfabética, a viagem para na Arménia, que regressa após um ano de ausência fazendo representar-se por Rosa Linn com o tema Snap.

 

A Arménia na Eurovisão em 10 pontos

  • Uma das mais recentes estreias: Tendo participado pela primeira vez em 2006, a Arménia é um dos mais recentes países a juntar-se ao ESC. Depois, só mais sete países foram debutantes.
  • Regresso: Depois de se ausentar pela segunda vez em 2021, a Arménia volta este ano ao ESC. Na primeira vez que ficou de fora, em 2012, foi por ser no Azerbaijão, país com o qual mantém um conflito que impediu a participação no ano passado.
  • Hábito de finais…: A Arménia está habituada a marcar presença nas finais do ESC: apenas falhou o apuramento em três ocasiões nas suas 13 participações anteriores.
  • … mas desde 2017 sem apuramento: Apesar do registo quase totalista em finais, a Arménia não consegue qualificar-se para o espetáculo decisivo desde 2017, quando ficou na 18.ª posição.
  • Os melhores resultados: Os melhores resultados da Arménia no ESC aconteceram em 2008 e 2014, com os quartos lugares em ambas as edições.
  • Vinda do pior resultado: Antes da ausência em 2021, a Arménia teve o seu pior resultado de sempre em 2019, com o 16.º lugar na respetiva semifinal.
  • Seleção interna: Este ano, a Arménia voltou a eleger o seu representante através de seleção interna, enquanto que o Depi Evratesil se realizou pela última vez em 2020 (ano em que o ESC foi cancelado devido à pandemia).
  • Prémios Marcel Bezençon: Já por uma vez a Arménia conseguiu um Prémio Marcel Bezençon: o Fan Award de 2008 com o tema Qélé, Qélé, de Sirusho.
  • Pioneiro: André foi o representante da Arménia na estreia do país em 2006 e tornou-se, assim, o primeiro artista da região do Cáucaso a competir no ESC.
  • Quase sempre em Inglês: Durante as 13 participações arménias, ver o idioma Arménio a concurso foi uma raridade. De facto, apenas aconteceu por quatro vezes, e só numa com a letra totalmente em Inglês. Foi em 2018, com o tema Qami. Curiosamente, a vitória do país no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2021 foi com a canção… Qami Qami.

 

Perfil do país (Arménia)

Emissora responsável: AMPTV
Chefe de delegação: David Tserunyan
Estreia: 2006; André – Without Your Love (resultado: oitavo lugar)
Participações anteriores: 12
Melhor resultado: Quarto lugar com 199 pontos em 2008 (Sirusho – Qélé, Qélé)
Pior resultado: 15.º na semifinal em 2018 (Sevak Khanagyan, Qami – 2018)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna (sem concurso)
Representante em 2022: Rosa Linn, Snap
Semifinal em 2022: 17.ª a atuar na primeira semifinal (10 de maio)

 

Perfil da representante (Rosa Linn)

Nome: Roza Kostandyan (nome artístico: Rosa Linn)
Idade: 21 anos (nascida a 20 de maio de 2000)
Nacionalidade: Arménia
Início de carreira: 2013
Álbuns de estúdio: 0 (dois singles: King, de 2021; e Snap, de 2022)
Géneros: Pop
Outras notas: Em 2013, Rosa Linn participou na seleção da Arménia para o JESC. A artista é descrita pela publicação Flaunt como primeira mulher a ser produtora musical na Arménia.

 

Perfil da canção (Snap)

Título: Snap
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Rosa Linn
Letra: Rosa Linn, Allie Crystal, Courtney Harrell, Jeremy Dusolet, Larzz Principato e Tamar Mardirossian Kaprelian
Composição: Rosa Linn, Allie Crystal, Courtney Harrell, Larzz Principato e Tamar Mardirossian Kaprelian

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.