Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Bélgica e Jérémie Makiese

Todos os caminhos vão dar a Turim: Bélgica e Jérémie Makiese
Partilhar o artigo:

«Todos os caminhos vão dar a Turim» continua o seu caminho, explorando os países participantes no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

Bélgica é o centro deste artigo, país tradicional no certame que este ano é representado por Jérémie Makiese com a canção Miss You.

 

A Bélgica na Eurovisão em 10 pontos

  • País fundador: Tendo entrado no ESC em 1956, a Bélgica foi um dos sete países fundadores. Apresentou a concurso Fud Leclerc (Messieurs les noyés de la Seine) e Mony Marc (Le plus beau jour de ma vie).
  • Três ausências: A Bélgica quase é totalista no ESC. Estreou-se em 1956 e só ficou ausente em três ocasiões: 1994,1997 e 2021. É a quarta com mais participações, num total de 62.
  • Uma vitória: Apesar da sua longa história no certame, a Bélgica apenas por uma vez venceu o ESC: foi em 1986 com Sandra Kim a cantar J’aime la vie
  • Recorde de juventude: Sandra Kim conseguiu o triunfo belga no ESC com apenas 13 anos de idade, o que significa que foi a mais jovem artista de sempre a ganhar.
  • Campeã dos idiomas imaginários: Em 2003 e 2008, a Bélgica apresentou canções em idiomas imaginários, sendo o único país a repetir essa aposta. Em 2003 foi o tema Sanomi de Urban Trad e em 2008 O Julissi de Ishtar.
  • Idiomas nacionais há muito ausentes: Entre idioma imaginário e o Inglês com abundância, a Bélgica já não tem uma canção total ou predominantemente numa das suas línguas oficiais desde 2005: quando Nuno Resende cantou Le grand soir em Francês.
  • Português: Seguindo onde acabou o ponto anterior, a Bélgica foi representada por um português no ESC, quando em 2005 apostou em Nuno Resende.
  • Barbara Dex: Até ao ano passado, houve a distinção não oficial com o Barbara Dex Award para a indumentária mais peculiar de cada edição. O galardão usa o nome de Barbara Dex, representante da Bélgica no ESC 1993 com a canção Iemand als jij. Curiosamente, a Bélgica viria a ser premiada em 2000 com Nathalie Sorce.
  • Duas emissoras: Desde 1998 que há duas emissoras responsáveis pela participação da Bélgica no ESC, assumindo o encargo em anos alternados: a RTBF que está envolvida em 2022 e a VRT.
  • Finais são poucas… mas boas: Desde que as semifinais foram introduzidas em 2004, a Bélgica só conseguiu o acesso em sete ocasiões. Mas nessas, apenas em duas ficou fora dos dez primeiros e regista dois quartos lugares bem recentes: em 2015 e 2017.

 

Perfil do país (Bélgica)

Emissoras responsáveis: VRT e RTBF
Chefe de delegação: Maarten Verhaeghen
Estreia: 1956; Fud Leclerc – Messieurs les noyés de la Seine / Mony Marc – Le plus beau jour de la ma vie
Participações anteriores: 62
Melhor resultado: Vitória em 1986 (Sandra Kim – J’aime la Vie)
Pior resultado: 26.º lugar na semifinal em 2007 (The KGM’s – Love Power)
Anfitrião: Uma vez (1987)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2022: Jérémie Makiese – Miss You
Semifinal em 2022: 16.º a atuar na segunda semifinal (12 de maio)

 

Perfil do representante (Jérémie Makiese)

Nome: Jérémie Makiese
Idade: 21 anos (nascido em junho de 2000)
Nacionalidade: Belga
Início de carreira: 2021
Álbuns de estúdio: 0 (um single: Miss You, de 2022)
Géneros: Pop
Outras notas: Para além do talento para a música, Jérémie Makiese é futebolista, tendo assinado no ano passado pelo Royal Excelsior Virton. O artista deu-se a conhecer musicalmente ao grande público no The Voice of Belgique em 2021.

 

Perfil da canção (Miss You)

Título: Miss You
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Jérémie Makiese
Letra e composição: Jérémie Makiese, Manon Romiti, Mike BGRZ e Silvio Lisbonne

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.