Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Espanha e Chanel

Todos os caminhos vão dar a Turim: Espanha e Chanel
Partilhar o artigo:

Curta deslocação a Espanha na rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim», apresentando os países concorrentes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

Este ano, Espanha faz-se representar pelos ritmos latinos de Chanel e da canção SloMo.

 

A Espanha na Eurovisão em 10 pontos

  • Duas vitórias… e consecutivas: Espanha regista duas vitórias no ESC, com a curiosidade de terem sido conquistadas de forma consecutiva em 1968 e 1969. É também dos poucos países até hoje a ter conseguido  vencer em casa.
  • Um triunfo a quatro: A vitória de Espanha no ESC 1969 entrou também para os anais da história eurovisiva, uma vez que foi a única vez que quatro países ganharam: Espanha, França, Países Baixos e Reino Unido ficaram empatados no topo sem qualquer critério de desempate.
  • Três ‘nul points’: Até agora, Espanha já por três vezes sofreu o destino de ficar sem qualquer ponto somado no ESC: 1962, 1965 e 1983. Em 2017 ficou em último com apenas cinco pontos… atribuídos por Portugal.
  • ‘Big 5’: Espanha integra o grupo dos chamados ‘Big 5’, que consiste nos cinco maiores contribuidores financeiros para o ESC. Por isso mesmo, acede diretamente às finais.
  • Piores anos: Apesar de ser ‘Big 5’, Espanha tem tido uma das suas piores fases no ESC: de 2011 a 2021 apenas por duas vezes entrou no top 20 (dois décimos lugares).
  • Prémios Marcel Bezençon: Apenas por uma vez Espanha viu um representante seu ganhar um Prémio Marcel Bezençon. Foi o Prémio Fãs de 2003, atribuído a Beth e à canção Dime.
  • O último pódio: O último pódio conseguido por Espanha no ESC remonta a 1995, com a canção Vuelve conmigo de Anabel Conde. Desde então, dois sextos lugares foram os melhores resultados (1997 e 2001).
  • Prémio Barbara Dex: O infame Prémio Barbara Dex, para a indumentária mais peculiar, parou nas mãos de Espanha por uma vez: em 1999, quando o país foi representado por Lydia.
  • Seis anos depois…: … Espanha volta a ser representada por uma mulher a solo no ESC. A última vez tinha sido Barei em 2016, ficando em 22.º.
  • Regresso da seleção nacional: Este ano, Espanha voltou a ter uma seleção nacional para o ESC, com a estreia do Benidorm Fest.

 

Perfil do país (Espanha)

Emissora responsável: RTVE
Chefe de delegação: Eva Mora
Estreia: 1961; Conchita Bautista – Estando contigo (resultado: nono lugar)
Participações anteriores: 60
Melhor resultado: Duas vitórias (1968: Massiel – La, la la ; 1969: Salomé – Vivo cantando)
Pior resultado: 26.º lugar na final em 2017 (Manel Navarro – Do It for Your Lover)
Anfitriã: Uma vez (1969)
Representante em 2022: Chanel – SloMo

 

Perfil da representante (Chanel)

Nome: Chanel Terrero
Idade: 30 anos (nascida a 28 de julho de 1991)
Início de carreira: 2009
Álbuns de estúdio: 0 (primeiro single: SloMo, de 2021)
Géneros: Pop
Outras notas: Nascida em Cuba e residente em Espanha desde tenra idade, Chanel é uma artista multifacetada: além da música, é também atriz com participação em vários filmes e musicais de relevo, assim como dançarina: qualidade na qual atuou nos MTV European Music Awards como parte do número de Shakira.

 

Perfil da canção (SloMo)

Título: SloMo
Género: Pop latino, reggaeton
Idioma: Castelhano e Inglês
Intérprete: Chanel
Letra: Ibere Fortes, Leroy Sánchez e Maggie Szabo
Composição: Arjen Thonen, Ibere Fortes, Keith Harris, Leroy Sánchez e Maggie Szabo

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.