Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Geórgia e Circus Mircus

Todos os caminhos vão dar a Turim: Geórgia e Circus Mircus
Partilhar o artigo:

A Geórgia está mais uma vez a concurso no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2022, e é sobre este país que incide mais uma parte da rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim».

A misteriosa banda Circus Mircus foi escolhida internamente pela emissora GPB, com a canção Lock Me In.

 

A Geórgia na Eurovisão em 10 pontos

  • Estreia recente: A Geórgia é um dos países da antiga União Soviética, e por isso foi dos últimos a estrear-se: fê-lo apenas em 2007, e logo aí chegou à final sendo 12.ª classificada com Visionary Dream de Sopho.
  • Desistência política: Em 2009, o ESC decorreu na Rússia e a Geórgia apostou na canção We Don’t Wanna Put In: uma clara sátira ao presidente russo, Vladimir Putin, depois de a Rússia invadir a Ossétia do Sul na Geórgia. A Geórgia teve hipótese de trocar a canção depois de esta ser considerada inválida pelo cariz político, mas rejeitou e desistiu.
  • Geórgio raramente se ouviu: Apenas por três vezes a Geórgia apostou no Geórgio como idioma parcial ou total das suas canções. A última foi em 2019, numa canção de Oto Nemsadze com título em Inglês: Keep On Going. Também no ano anterior, a Ethno-Jazz Band Iriao apresentou uma canção em Geórgio com título em Inglês: For You.
  • Prémio Marcel Bezençon: O Prémio Marcel Bezençon de Imprensa em 2013 foi atribuído à Geórgia, com a canção Waterfall de Nodi Tatishvili e Sophie Gelovani.
  • Prémio Barbara Dex…: Em 2011, o infame Prémio Barbara Dex para a indumentária mais peculiar foi para Eldrine, representantes da Geórgia.
  • … e melhor resultado: Apesar do Prémio Barbara Dex, Eldrine foram também responsáveis por levar a Geórgia ao nono lugar, com a canção One More Day. Igualaram, assim, o melhore resultado do país conseguido no ano anterior.
  • Pior classificação: O resultado mais fraco da Geórgia até agora remonta a 2018 em Lisboa, quando os Ethno-Jazz Band Iriao e o tema For You não foram além do 18.º e último lugar na respetiva semifinal.
  • Final escapa há seis anos: Nas suas 13 participações anteriores, a Geórgia apenas alcançou a final por sete vezes. Porém, não o consegue desde 2016. Será que os Circus Mircus vão conseguir colocar um ponto final a esta sequência?
  • Quase sempre final nacional: Este ano, a Geórgia optou por uma seleção totalmente interna pela segunda vez consecutiva, e pela quarta vez desde a estreia em 2007.
  • Sexta banda: Os Circus Mircus são a sexta banda a representar a Geórgia no ESC, depois de Stephane & 3G em 2009, Eldrine em 2011, Ethno-Jazz Band Iriao em 2018, The Shin e Mariko em 2014 e Nika Kocharov & Young Georgian Lolitaz em 2016. Houve também o dueto: Nodi Tatishvili & Sophie Gelovani em 2013.

 

Perfil do país (Geórgia)

Emissora responsável: GPB
Chefe de delegação: Sem dados
Estreia: 2007; Sopho Khalvashi – Visionary Dream (resultado: 12.º lugar)
Participações anteriores: 13
Melhor resultado: Nono lugar (2010: Sopho Nizharadze– Shine ; 2011: Eldrine – One More Day)
Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2018 (Ethno-Jazz Band Iriao – For You)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2022: Circus Mircus – Lock Me In
Semifinal em 2022: 5.º a atuar na segunda semifinal (12 de maio)

 

Perfil dos representantes (Circus Mircus)

Integrantes: Bavonc Gevorkyan, Damocles Stavriadis, Iago Waitman e Igor Von Lichtenstein
Fundação: 2020
Álbuns de estúdio: 0 (primeiro single: The Ode to the Bishkek Stone, de 2020)
Géneros: Rock experimental
Outras notas: Os Circus Mircus foram formados no fim de 2020, sendo constituídos por três antigos membros de uma academia de circo local em Tbilisi (capital da Geórgia).

 

Perfil da canção (Lock Me In)

Título: Lock Me In
Género: Rock alternativo
Idioma: Inglês
Intérprete: Circus Mircus
Letra e composição: Circus Mircus

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.