
«Todos os caminhos vão dar a Turim» continua no Báltico, e agora mostra o perfil da Lituânia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.
Este ano, aquele país é representado de novo no seu próprio idioma, com a canção Sentimentai de Monika Liu.
A Lituânia na Eurovisão em 10 pontos
- Estreia… para sair: A estreia da Lituânia no ESC não deixou grande memória, com um último lugar sem pontos de Ovidijus Vyšniauskas com o tema Lopšinė mylimai. O resultado levou a uma ausência que só acabou em 1999.
- Regresso com novo idioma: Quando a Lituânia voltou ao ESC em 1999, estreou um dialeto que só foi usado naquela ocasião até hoje: o Samogício. A canção foi Strazdas, de Aistė.
- Ausência evitada por pouco: Em 2010, a Lituânia esteve quase a ficar fora do ESC devido a falta de fundos da emissora LRT. A empresa privada TEO LT acabou por garantir as verbas necessárias e assim o país não teve de desistir – isto depois de ter anunciado formalmente a retirada em dezembro de 2009.
- Lituano é raro: Talvez pela experiência no ano de estreia, o Lituano poucas vezes voltou ao palco do ESC. A canção deste ano, Sentimentai de Monika Liu, é a primeira integralmente naquele idioma desde 1994. Entretanto, a de 2001, You Got Style dos Skamp, teve a letra em Inglês e Lituano.
- We Are the Winners: Em 2006, os LT United apresentaram uma canção inusitada no ESC pela Lituânia: We Are The Winners. E dizia a letra: «We Are The Winners of Eurovision» («Nós somos Vencedores da Eurovisão»). A Lituânia não ganhou, mas ficou em sexto naquele que é o seu melhor resultado até ao momento.
- Pior resultado: Apesar do último lugar em 1994, a Lituânia teve um resultado pior entretanto: em 2005, quando foi representada por Laura and the Lovers com a canção Little By Little, ficou em 25.º e último na semifinal.
- Presença regular na final: Embora esteja longe de ser dos países mais bem-sucedidos, desde que em 2004 foram introduzidas as semifinais, a Lituânia só falhou o apuramento em sete ocasiões.
- OGAE Poll: Em 2020, ano em que a pandemia cancelou o ESC, a canção da Lituânia foi a mais votada na OGAE Poll: On Fire, dos The Roop.
- Segundo melhor resultado: Um ano mais tarde, em 2021, os mesmos The Roop voltaram ao ESC pela Lituânia, e desta vez o certame realizou-se mesmo. Com a canção Discoteque, igualmente irreverente e «orelhuda», ficou na oitava posição que é o segundo melhor resultado lituano de sempre.
- Prémio Barbara Dex: O Prémio Barbara Dex, atribuído pelos fãs à indumentária mais peculiar, foi atribuído à Lituânia em 2014. Nesse ano, Vilija Matačiūnaitė interpretou a canção Attention e ficou-se pela semifinal.
Perfil do país (Lituânia)
Emissora responsável: LRT
Chefe de delegação: Audrius Giržadas
Estreia: 1994: Ovidijus Vyšniauskas – Lopšinė mylimai: (resultado: 25.º lugar)
Participações anteriores: 20
Melhor resultado: Sexto lugar (2006: LT United – We Are the Winners)
Pior resultado: 25.º lugar na semifinal em 2005 (Laura & The Lovers – Little by Little)
Concurso de seleção nacional: Pabandom iš naujo!
Representantes em 2022: Monika Liu – Sentimentai
Semifinal em 2022: 3.º a atuar na primeira semifinal (10 de maio)
Perfil da representante (Monika Liu)
Nome: Monika Liubinaitė (Monika Liu)
Idade: 34 anos (nascida a 9 de fevereiro de 1988)
Início de carreira: 2004
Álbuns de estúdio: 3 (primeiro: I Am, de 2015)
Géneros: Pop, Art pop
Outras notas: Monika Liu começou a dar passos na música com cinco anos de idade tocando violino, mas só em 2004 é que descobriu o canto ganhando o Dainų dainelė. A cantora estudou música no ensino superior, incluindo no Berklee College of Music em Boston.
Perfil da canção (Sentimentai)
Título: Sentimentai
Género: Pop
Idioma: Lituano
Intérprete: Monika Liu
Letra e composição: Monika Liu
Deixe um comentário