Destaque secundário Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Portugal e MARO

Todos os caminhos vão dar a Turim: Portugal e MARO
Partilhar o artigo:

A rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim» chega finalmente a Portugal, na apresentação da participação lusa no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

O Festival da Canção elegeu, em março passado, MARO com a canção saudade, saudade, como representantes de Portugal.

 

Portugal na Eurovisão em 10 pontos

  • Estreia nada animadora: Portugal entrou pela primeira vez no ESC em 1964, e a estreia não foi de boa memória: António Calvário, com o tema Oração, não somou qualquer ponto e ficou em último lugar.
  • Recorde indesejado…: A primeira (e até agora única) vitória de Portugal no ESC aconteceu em 2017. Foi na 49.ª participação, pelo que se trata do país que teve mais participações sem ganhar.
  • … e um recorde muito desejado: Ao ganharem em 2017, Salvador Sobral e a canção Amar Pelos Dois somaram 758 pontos, o que é um recorde de pontuação que persiste até aos dias de hoje.
  • Quatro vezes no último lugar: Portugal ficou em último lugar do ESC num total de quatro ocasiões. A mais recente foi em 2018, a competir em casa em Lisboa com a canção O Jardim de Cláudia Pascoal.
  • Pior resultado: Apesar dos últimos lugares em finais, o pior resultado português foi mesmo o 19.º lugar na semifinal de 2006, com as Nonstop e o tema Coisas de Nada.
  • Estreia em grande do Inglês a solo: No ano passado, os The Black Mamba fizeram história: pela primeira vez uma canção de Portugal teve a sua letra integralmente em Inglês, e conseguiu o 12.º lugar. Foi o regresso luso à final pela primeira vez após 2018.
  • Só dois idiomas: Desde a estreia, Portugal só se fez representar por dois idiomas no ESC: o Português e o Inglês, ou sozinhos na letra, ou lado-a-lado.
  • Muitos clássicos: Apesar de um histórico de resultados não muito fortes por parte de Portugal, no país várias canções do ESC ficaram na história e tornaram-se verdadeiros clássicos da música nacional: Desfolhada Portuguesa (de Simone de Oliveira), Menina do alto da Serra (Tonicha), E depois do adeus (Paulo de Carvalho), Playback (Carlos Paião), Bem bom (Doce), Lusitana Paixão (Dulce Pontes) ou Chamar a Música (Sara Tavares são alguns dos diversos exemplos disso.
  • Prémios Marcel Bezençon: Portugal conseguiu já três Prémios Marcel Bezençon. Em 2008, o prémio Imprensa foi atribuído a Senhora do Mar (Negras Águas) de Vânia Fernandes. Já em 2017, Amar Pelos Dois e Salvador Sobral foram agraciados com os prémios Imprensa e Compositor.
  • Dois Prémios Barbara Dex: Também houve mais do que um Prémio Barbara Dex Award atribuído a representantes portugueses: as Nonstop em 2006 e Conan Osíris em 2019 foram considerados pelos fãs como os detentores das roupas mais peculiares das respetivas edições.

 

Perfil do país (Portugal)

Emissora responsável: RTP
Chefe de delegação: Carla Bugalho Trindade
Estreia: 1964/António Calvário – Oração (resultado: 13.º lugar)
Participações anteriores: 52
Melhor resultado: Uma vitória (2017: Salvador Sobral – Amar pelos Dois)
Pior resultado: 19.º lugar na semifinal em 2006 (Nonstop – Coisas de Nada)
Anfitrião: Uma vez (2018)
Concurso de seleção nacional: Festival da Canção
Representantes em 2022: MARO – saudade, saudade
Semifinal em 2022: 10.º a atuar na primeira semifinal (10 de maio)

 

Perfil da representante (MARO)

Nome: Mariana Secca (MARO)
Idade: 27 anos (nascida a 30 de outubro de 1994)
Início de carreira: 2017
Álbuns de estúdio: 5 (primeiro: Maro. vol. 1, de 2018)
Géneros: Indie, pop, soul
Outras notas: Formada no Berklee College of Music, MARO tem seis álbuns próprios e tem-se baseado em Los Angeles. Numa série de atuações e duetos no Instagram, esteve ao lado de artistas como António Zambujo, Eric Clapton, Mayra Andrade ou Salvador Sobral. MARO é também artista participante no tema Better Now, do duo Odesza, que esteve nomeado para um Grammy.

 

Perfil da canção (saudade, saudade)

Título: saudade, saudade
Género: Indie pop
Idioma: Inglês e Português
Intérprete: MARO
Letra: MARO
Composição: MARO e John Blanca

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.