Em mais um capítulo da rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim», apresentamos a participação da República Checa no Festival Eurovisão da Canção (ESC).
Em 2022, aquele país tenta voltar às finais, com a banda We Are Domi a interpretar a canção Lights Off.
A República Checa na Eurovisão em 10 pontos
- Anos 1960 a 1990: Durante os tempos da antiga Checoslováquia (antecessora direta da República Checa), a emissora nacional daquele país, ČST, transmitiu o ESC em várias ocasiões, apesar de nunca ter entrado em competição.
- Karel Gott: Em 1968, uma artista checoslovaca participou pela primeira vez no ESC. Foi Karel Gott, representando a Áustria com o tema Tausend Fenster. Ficou em 13.º lugar.
- Interval act: No ESC 1984, o Prague Theatre of Illuminated Drawings, oriundo da capital checa Praga, foi interval act.
- Eslováquia antes da República Checa: Depois da dissolução da Checoslováquia, a Eslováquia foi a primeira a entrar no ESC, fazendo-o em 1993.
- 2005 e 2006: A emissora ČT planeou competir no ESC em 2005, o que acabou por não acontecer, assim como se verificou no ano seguinte.
- Estreia com um dos piores resultados: A estreia da República Checa foi em 2007, com a canção Malá dáma de Kabát, e não foi particularmente encorajadora: último lugar na semifinal com apenas um ponto. Foi o pior resultado em termos de classificação, mas em 2009 o país acabou em último da sua semifinal sem pontos.
- Melhor resultado: Foi em Lisboa em 2018 que a República Checa obteve o seu melhor resultado até agora: um sexto lugar de Mikolas Josef com o tema Lie To Me.
- Checo apenas uma vez: Só em 2007 é que o idioma Checo foi usado. Daí em diante, as canções checas foram em Inglês (incluindo em 2009, combinado com o idioma Romani).
- Ausência: Depois de três participações sem grande sucesso entre 2007 e 2009, a República Checa ausentou-se, alegando o baixo interesse do público. O regresso aconteceu em 2005, e no ano seguinte conseguiu o primeiro apuramento para a final.
- Seleções nacionais: Este ano deu-se o regresso das finais nacionais na República Checa com o Eurovision Song CZ, que foi usado já entre 2018 e 2020. Antes, nos primeiros três anos, o formato foi o Eurosong.
Perfil do país (República Checa)
Emissora responsável: ČT
Chefe de delegação: Cyril Hirsch
Estreia: 2007: Kabát – Malá dáma (resultado: 28.º lugar na semifinal)
Participações anteriores: 9
Melhor resultado: Sexto lugar em 2018 (Mikolas Josef – Lie to Me)
Pior resultado: 28.º lugar na semifinal em 2007 (Kabát – Malá dáma)
Concurso de seleção nacional: Eurovision Song CZ
Representantes em 2022: We Are Domi – Lights Off
Semifinal em 2022: 18.º a atuar na segunda semifinal (12 de maio)
Perfil do representante (We Are Domi)
Integrante: Dominika Hašková (voz), Casper Hatlestad (guitarra) e Benjamin Rekstad (teclado)
Fundação: 2018
Álbuns de estúdio: 0 (primeiro single: Let Me Follow, de 2019)
Géneros: Electropop, Scandipop
Outras notas: Dominika Hašková, vocalista da banda, é filha do antigo jogador de hóquei no gelo Dominik Hašek. Já Casper Hatlestad e Benjamin Rekstad são oriundos da Noruega, com o trio a ter conhecido enquanto estudava no Leed College of Music. Depois dos estudos, mudaram-se para Praga.
Perfil da canção (Lights Off)
Título: Lights Off
Género: Electropop
Idioma: Inglês
Intérpretes: Zdob și Zdub & Advahov Brothers
Letra: Benjamin Rekstad, Dominika Haskova e Abigail Frances Jones
Composição: Benjamin Rekstad, Casper Hatlestad, Dominika Haskova, Abigail Frances Jones e Einar Eriksen Kvaløy
Deixe um comentário