Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Roménia e WRS

Todos os caminhos vão dar a Turim: Roménia e WRS
Partilhar o artigo:

Encaminhando-se cada vez mais para o final, a rubrica «Todos os caminhos vão dar a Turim» continua a apresentar os concorrentes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

Fique agora por dentro da Roménia, que aposta para este ano em WRS com a cativante canção Llámame.

 

A Roménia na Eurovisão em 10 pontos

  • Décadas antes da estreia: Apesar de a Roménia se ter estreado apenas em meados da década de 1990, ao longo dos anos 1960, 1970, 1980 e inicio dos 1990 chegou a transmitir várias edições do ESC.
  • Tentativa de estreia falhada: A Roménia tentou estrear-se no ESC em 1993, mas Dida Drăgan e a canção Nu pleca falharam o apuramento desde a pré-seleção. O mesmo viria a acontecer outra vez em 1996.
  • Estreia em 1994: A primeira participação romena no ESC remonta a 1994, com Dan Bittman e a canção Dincolo de nori. Obteve o 21.º lugar e estreou o idioma Romeno no concurso.
  • Melhores resultados: Dois terceiros lugares são os melhores resultados de sempre da Roménia: em 2005 por Luminița Anghel & Sistem com o tema Let Me Try e em 2010 por Paula Seling & Ovi que interpretaram Playing With Fire. Somando 162 pontos, superaram o marco anterior por quatro pontos.
  • Finalista constante: Desde a introdução das semifinais em 2004, a Roménia só falhou a qualificação para a final nas últimas três edições realizadas: 2018, 2019 e 2021 (a de 2020, recorde-se, foi cancelada devido à pandemia).
  • Pior resultado: O pior resultado de sempre da Roménia foi o 13.º lugar na respetiva semifinal em 2019, com a  canção On a Sunday de Ester Peony – isto, não contando com as eliminações na ronda de pré-qualificação.
  • Desclassificação: Dívidas por pagar repetidas levaram à suspensão temporária da emissora romena TVR da União Europeia de Radiodifusão (EBU) em 2016, pelo que a Roménia foi desclassificada do ESC desse ano.
  • Prémio Marcel Bezençon: O Prémio Marcel Bezençon de Composição foi atribuído à proposta romena de 2008: Nico & Vlad com a canção Pe-o margine de lume.
  • Prémio Barbara Dex: O infame Prémio Barbara Dex para a indumentária mais peculiar foi atribuído à representante da Roménia em 2004, Sanda.
  • Regresso de seleção nacional: Este ano, voltou a seleção nacional da Roménia para a canção e artista, o Selecția Națională, três anos depois.

 

Perfil do país (Roménia)

Emissora responsável: TVR
Chefe de delegação: Liana Stanciu
Estreia: 1993; Patricia Bredin – All (resultado: Sétimo lugar)
Participações anteriores: 23
Melhor resultado: Dois terceiros lugares (2005: Luminița Anghel & Sistem – Let Me Try ; 2010: Paula Seling & Ovi – Playing with Fire).
Pior resultado: 29.º lugar na pré-seleção em 1996 (Monica Anghel & Sincron – Rugă pentru pacea lumii)
Concurso de seleção nacional: Selecția Națională
Representantes em 2022: WRS – Llámame
Semifinal em 2022: 13.º a atuar na segunda semifinal (12 de maio)

 

Perfil do representante (WRS)

Nome: Andrei-Ionuț Ursu (WRS)
Idade: 29 anos (nascido a 16 de janeiro de 1993)
Início de carreira: 2015
Álbuns de estúdio: 0 (EP: Mandala, de 2022)
Géneros: Electropop
Outras notas: Andrei-Ionuț Ursu, que dá pelo nome artístico WRS, começou a dançar aos 12 anos e iniciou-se na música em 2015 com a banda Shot. Deixou o projeto dois anos depois, começando a compor, enquanto o primeiro single a solo surgiu em 2020: Why.

 

Perfil da canção (Llámame)

Título: Llámame
Género: Electropop
Idioma: Inglês (com partes em Castelhano)
Intérprete: WRS
Letra: Andrei Ursu e Cezar Gună
Composição: Andrei Ursu, Alexandru Turcu, Cezar Gună e Costel Dominteanu

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.