Tusse foi eleito para representar a Suécia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. Vai interpretar o tema Voices e tem o sonho de se tornar no primeiro negro a ganhar o certame a solo.
Até ao momento, só uma pessoa de cor ganhou o ESC: Dave Benton, que em 2001 representou a Estónia em conjunto com Tanel Padar e 2XL. Agora, Tusse espera ser o primeiro a solo a fazê-lo, como confidenciou à emissora NRK:
– Acho que é de loucos não ter acontecido antes, porque a Eurovisão dura há algum tempo. Mas seria poderoso ser um exemplo, o que não sinto ter tido na minha vida. Teria sido tão bom”.
Nascido na República Democrática do Congo antes de chegar à Suécia como refugiado, Tusse não escondeu que teve dificuldades na sua vida por causa do tom de pele: “Tive de lidar e ultrapassar o racismo, bullying, exclusão e chegar ao outro lado de tudo isto. Encontrar-me e defender quem sou”.
Posto isto, o cantor deixou bem vincado que a sua mensagem em Voices não é contra o racismo: “Não me quero focar ou pensar nos racistas. Quem odiar, odeia. A minha mensagem é para aqueles que acreditam na compaixão e quem vai elevar as vozes de todos”
Deixe um comentário