Lissandro levou França à segunda vitória no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2022 com a canção Oh Maman!. Obteve um total de 203 pontos. Portugal, representado por Nicolas Alves, acabou em oitavo naquele que foi o melhor resultado do país
O resumo do espetáculo
Ao contrário do que tem sido habitual, o espetáculo começou com a canção comum, cantada pelos artistas a concurso: Spin The Magic, de Maléna. Ao mesmo tempo, aconteceu o desfile de bandeiras. Foram então introduzidos os apresentadores: Iveta Mukuchyan, Garik Papoyan, Karina Ignatyan e Robin The Robot. Feitas as introduções, começaram as atuações a concurso.
- Países Baixos: Luna – La Festa
- O postcard holandês foi filmado no monumento ao Alfabeto Arménio. O alinhamento de canções começou com a animada canção La Festa, trazendo um ambiente festivo e energético. Luna foi acompanhada de quatro dançarinas.
- Polónia: Laura – To The Moon
- A atuação de Laura foi acompanhada por cinco dançarinos. As roupas fazem lembrar fatos de astronautas, numa canção pop dançável que usa (e abusa) dos efeitos visuais na transmissão televisiva.
- Cazaquistão: David Charlin – Jer-Ana
- A Praça da República de Erevã serviu de cenário para o postcard do Cazaquistão. O representante do país, David Carlin, esteve sozinho em palco, num staging em que o ecrã LED de fundo e a iluminação fizeram a diferença. Foi a primeira balada da tarde.
- Malta: Gaia Gambuzza – Diamonds in the Sky
- O postcard de Malta foi filmado na Estação de Metro da Praça da República em Erevã. Gaia Gambuzza teve duas dançarinas consigo no palco. A aposta do tema Diamonds in the Sky foi num staging com linhas futuristas (incluindo a mão de um robot mostrada no ecrã LED a certo ponto).
- Itália: Chanel Dilecta – BLA BLA BLA
- O Templo de Garni marcou o postcard de Itália. Chanel Dilecta interpretou BLA BLA BLA com quatro dançarinos. Os grafismos foram ao estilo desenho animado/banda desenhada, mostrando algumas palavras-chave: a canção visa que as pessoas passem das palavras às ações para melhorar o mundo.
Depois da atuação de Itália, houve uma pequena pausa, com uma passagem pela green room conduzida pela apresentadora Karina Ignatyan.
- França: Lissandro – Oh Maman!
- Depois de ser exibido o postcard filmado no monumento Mãe Arménia, Lissandro entrou em palco por França. Consigo estiveram quatro dançarinos. Oh Maman! é uma canção rock com uma sonoridade dos anos 1960 e a encenação foi condizente com o tema, incluindo alguma pirotecnia na parte final.
- Albânia: Kejtlin Gjata – Pakëz Diell
- A Albânia apresentou a segunda balada da tarde. Kejtlin Gjata interpretou Pakëz Diell, uma canção delicada, com um staging escuro em que a intérprete esteve sozinha em palco.
- Geórgia: Mariam Bigvava – I Believe
- O postcard introdutório da Geórgia foi filmado no Obelisco de Erevã. Mariam Bigvava teve quatro dançarinas consigo, envergando roupas tradicionais georgianas. Uma atuação emotiva e poderosa a marcar o final das primeiras oito das 16 a concurso.
- Irlanda: Sophie Lennon – Solas
- A Irlanda apostou na sua «fórmula» recorrente no JESC, com uma canção com sonoridade gaélica, assim como o idioma: Solas, de Sophie Lennon.
- Macedónia do Norte: Lara ft. Jovan & Irina – Životot E Pred Mene
- Lara, Jovan e Irina tiveram consigo duas dançarinas. A canção é um misto de pop com uma parte ao estilo rap. Foi uma atuação divertida e enérgica, num staging colorido assim como a indumentária dos concorrentes.
- Espanha: Carlos Higes – Señorita
- O postcard de Espanha inclui o complexo da Cascada em Erevã. Carlos Higes esteve com quatro dançarinos em palco. Señorita é uma canção com sonoridade latina e a atuação teve a energia correspondente, com muita dança e movimento assim como o staging.
- Reino Unido: Freya Skye – Lose My Head
- O Reino Unido voltou ao JESC depois de longa ausência. O postcard foi filmado na estátua de David de Sassoun. Freya Skye, com a canção pop Lose My Head, foi acompanhada por quatro dançarinas, numa encenação marcada pelos tons de vermelho. A cantora começou sentada num trono, movendo-se depois pelo palco com as dançarinas antes de terminar de novo sentada no trono.
- Portugal: Nicolas Alves – Anos 70
- Chegou a vez de Portugal atuar, introduzido por um postcard na Casa da Ópera de Erevã. Nicolas Alves esteve sozinho em palco, pegando mais tarde numa guitarra. A canção com uma sonoridade rock teve uma encenação e indumentária correspondentes.
- Sérvia: Katarina Savić – Svet Bez Granica
- A atuação da Sérvia não foi ao vivo: Katrina Savić não pôde atuar devido a motivos de saúde. Foi exibida a atuação no jury show de ontem. A intérprete começa sozinha em palco e depois junta-se um dançarino, com movimentos de ballet a dominarem a fase final da canção com uma sonoridade clássica.
- Arménia: Nare – DANCE!
- A anfitriã Arménia e Nare seguiram-se. O postcard foi filmado no mosteiro de Geghard. Tal como o título da canção indica, DANCE!, foi uma atuação energética e com muita dança, correspondendo com a sonoridade que cruza o pop e o k-pop.
- Ucrânia: Zlata Dziunka – Nezlamna (Unbreakable)
- A fechar as atuações concorrentes esteve a Ucrânia. Zlata Dziunka cantou Nezlmana (Unbreakable), uma canção mais «pesada» e emocional: numa oração a Deus pelo sofrimento causado pela guerra no país. O staging foi enriquecido pelo jogo de iluminação e pelas palavras mostradas no ecrã LED.
Findas as atuações, foram reabertas as votações online do público e houve uma primeira recapitulação das canções. Seguiu-se a atuação de Maléna com a sua nova canção, Can’t Feel Anything.
Depois de nova recapitulação das canções subiu ao palco Rosa Linn: a representante da Arménia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, que cantou uma nova versão da sua canção de sucesso, Snap. Seguiu-se o fecho das votações online.
Houve depois a atuação de 11 antigos vencedores do JESC, enquanto o Coro Infantil da Diocese de Tavush interpretou as restantes canções vencedoras de edições anteriores.
Foram finalmente apresentados os resultados: primeiro os do júri, depois os do público. França foi a mais votada pelo júri, enquanto o Reino Unido foi o mais votado pelo público. No cômputo geral, Lissandro e a canção Oh Maman! somaram 203 pontos e ganharam.
Resultados
(Clique nos títulos para ver as atuações)
- 1.º França/Lissandro – Oh Maman!: 203 pontos
- 2.º Arménia/Nare – DANCE!: 180 pontos
- 3.º Geórgia/Mariam Bigvava – I Believe: 161 pontos
- 4.º Irlanda/Sophie Lennon – Solas: 150 pontos
- 5.º Reino Unido/Freya Skye – Lose My Head: 146 pontos
- 6.º Espanha/Carlos Higes – Señorita: 137 pontos
- 7.º Países Baixos/Luna – La Festa: 128 pontos
- 8.º Portugal/Nicolas Alves – Anos 70: 121 pontos
- 9.º Ucrânia/Zlata Dziunka – Nezlamna (Unbreakable): 111 pontos
- 10.º Polónia/Laura – To The Moon: 95 pontos
- 11.º Itália:/Chanel Dilecta – BLA BLA BLA: 95 pontos
- 12.º Albânia/Kejtlin Gjata – Pakëz Diell: 94 pontos
- 13.º Sérvia/Katarina Savić – Svet Bez Granica: 92 pontos
- 14.º Macedónia do Norte/Lara feat. Jovan & Irina – Životot E Pred Mene: 54 pontos
- 15.º Cazaquistão/David Charlin – Jer-Ana:47 pontos
- 16.º Malta/Gaia Gambuzza – Diamonds In The Skies: 43 pontos
Votação do júri
- 1.º França/Lissandro – Oh Maman!: 132 pontos
- 2.º Geórgia/Mariam Bigvava – I Believe: 114 pontos
- 3.º Arménia/Nare – DANCE!: 110 pontos
- 4.º Irlanda/Sophie Lennon – Solas: 88 pontos
- 5.º Reino Unido/Freya Skye – Lose My Head: 66 pontos
- 6.º Espanha/Carlos Higes – Señorita: 59 pontos
- 7.º Países Baixos/Luna – La Festa: 58 pontos
- 8.º Albânia/Kejtlin Gjata – Pakëz Diell: 51 pontos
- 9.º Portugal/Nicolas Alves – Anos 70: 51 pontos
- 10.º Ucrânia/Zlata Dziunka – Nezlamna (Unbreakable): 47 pontos
- 11.º Itália:/Chanel Dilecta – BLA BLA BLA: 42 pontos
- 12.º Polónia/Laura – To The Moon: 42 pontos
- 13.º Sérvia/Katarina Savić – Svet Bez Granica: 41 pontos
- 14.º Macedónia do Norte/Lara feat. Jovan & Irina – Životot E Pred Mene: 12 pontos
- 15.º Malta/Gaia Gambuzza – Diamonds In The Skies: 10 pontos
- 16.º Cazaquistão/David Charlin – Jer-Ana: 5 pontos
Votação do público
- 1.º Albânia/Kejtlin Gjata – Pakëz Diell: 94 pontos
- 2.º Reino Unido/Freya Skye – Lose My Head: 80 pontos
- 3.º França/Lissandro – Oh Maman!: 71 pontos
- 4.º Arménia/Nare – DANCE!: 70 pontos
- 5.º Países Baixos/Luna – La Festa: 70 pontos
- 6.º Portugal/Nicolas Alves – Anos 70: 70 pontos
- 7.º Ucrânia/Zlata Dziunka – Nezlamna (Unbreakable): 64 pontos
- 8.º Irlanda/Sophie Lennon – Solas: 62 pontos
- 9.º Espanha/Carlos Higes – Señorita: 78 pontos
- 10.º Itália:/Chanel Dilecta – BLA BLA BLA: 53 pontos
- 11.º Sérvia/Katarina Savić – Svet Bez Granica: 51 pontos
- 12.º Polónia/Laura – To The Moon: 53 pontos
- 13.º Cazaquistão/David Charlin – Jer-Ana: 42 pontos
- 14.º Malta/Gaia Gambuzza – Diamonds In The Skies: 33 pontos
- 15.º Geórgia/Mariam Bigvava – I Believe: 47 pontos
- 16.º Macedónia do Norte/Lara feat. Jovan & Irina – Životot E Pred Mene: 42 pontos
Deixe um comentário