A Geórgia alcançou a sua quarta vitória no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) em 2024. Andria Putkaradze, com a canção To My Mom, foi o grande vencedor esta tarde em Madrid. Portugal fez história com o segundo lugar.
O resumo do espetáculo
(Clique nos títulos das canções para ver as atuações)
Após um vídeo de boas-vindas, a atuação de abertura começou com Zoé Clauzure, vencedora do ano passado, e Sandra Valero, representante de Espanha na mesma edição, com a canção Let’s Bloom. Após o desfile de bandeiras, juntaram-se María Isabel e todos os concorrentes deste ano, que cantaram a common song.
Depois desta performance, entraram em palco os apresentadores: Ruth Lorenzo, Marc Clotet e Melani García. Feitas as habituais introduções, começaram as atuações a concurso.
- Itália/Simone Grande: Pigiama Party
- Atuação: Simone Grande esteve, no início, num «quarto» a meio do palco, saindo depois do espaço para se juntarem um total de três dançarinos até ao fim da atuação. Um início com muito ritmo e energia, e também cor, no espírito de uma autêntica festa do pijama no palco do JESC.
- Estónia/Annabelle: Tänavad
- Atuação: Annabelle, a segunda representante da Estónia na história do JESC, esteve vestida em tons de cor-de-rosa. Sozinha no palco no início, foi depois acompanhada por duas dançarinas vestidas em preto quando o ritmo aumentou. Mais uma atuação dinâmica esta tarde na Caja Mágica.
- Albânia/Nikol Çabeli: Vallëzoj
- Atuação: Nikol Çabeli, com um vestido floral, começou sozinha em palco, numa atuação em que os grafismos remeteram para o tema da natureza, ou não contivesse a canção uma mensagem acerca da beleza natural.
- Arménia/Leo: Cosmic Friend
- Atuação: Acompanhado de quatro dançarinos, Leo começou numa posição recuada do palco, mas quando o ritmo subiu juntou-se à frente de palco, onde estava uma grande estrutura circular com muito fumo a emanar do chão. Atuação com energia e cor, em que o tema da exploração espacial foi uma inspiração… ou não significasse o título da canção «Amigo Cósmico»!
- Chipre/Maria Pissarides: Crystal Waters
- Atuação: Maria Pissarides, trajada a branco, começou sozinha no meio de um nevoeiro, juntando-se mais tarde quatro dançarinas. No ecrã LED, uma cascata de água, enquanto os tons azuis dominavam a iluminação… antes de na fase final o fogo foi um elemento em destaque.
Antes de Titouan entrar em palco a representar França, houve uma curta pausa, com os apresentadores.
- França/Titouan: Comme ci comme ça
- Atuação: Titouan vestiu uma camisola adornada com símbolos como uma clave de Sol ou um coração, e esteve acompanhado de quatro dançarinos munidos de pequenos tambores. A atuação ganhou mais cores perto do fim, quando cresceu, depois de um começo mais monocromático a preto e branco.
Entre França e a Macedónia do Norte, houve uma pequena interrupção nas atuações a concurso.
- Macedónia do Norte/Ana & Aleksej: Marathon
- Atuação: No início, as câmaras estiveram em Ana, vestida de cor-de-rosa, antes de Aleksej, em preto e rosa, se juntar. No ecrã do piso do palco, o grafismo dava a sensação de disco giratório, evoluindo depois para um céu estrelado. O lilás marcou os tons cromáticos desta atuação, antes de um arco-íris no final.
- Polónia/Dominik Arim: All Together
- Atuação: Dominik Arim esteve com quatro dançarinas. Os grafismos apresentaram motivos sobre a natureza, entre paisagens diversas e animais, e do palco emanou fumo. Uma prestação a puxar para a comoção e emoção na Caja Mágica.
- Geórgia/Andria Putkaradze: To My Mom
- Atuação: Andria Putkaradze começou a atuação sentado numa secretária, a escrever, juntando-se depois um rapaz. Uma balada interessante e poderosa, com os grafismos a serem muito explorados para imagens relacionadas à infância.
- Espanha/Chloe DelaRosa: Como la Lola
- Atuação: Cerca de três minutos cheios de energia. Chloe DelaRosa começou sozinha em palco numa estrutura, antes de se juntarem duas dançarinas. Mais tarde, parte da estrutura saiu do palco, mais duas dançarinas entraram, com muito movimento de todas as cinco meninas. Gráficos coloridos, apelativos, e a simularem um feed de TikTok. Linguagem assertiva para a faixa etária do certame.
- Alemanha/Bjarne: Save the Best for Us
- Atuação: Bjarne esteve sozinho em palco no início, juntando-se mais tarde cinco dançarinos. O ecrã LED do fundo do palco mostrou, em parte da atuação, gráficos coloridos relativos à natureza e ao meio-ambiente.
Mais uma curta pausa nas atuações, aqui com Ruth Lorenzo a interagir com o público, antes de Marc Clotet e Melani García intervirem noutro ponto do palco.
- Países Baixos/Stay Tuned: Music
- Atuação: Os Países Baixos trouxeram muita energia e dança desde os primeiros instantes dos Stay Tuned em palco. Muita luz, cor e movimento, em mais um momento dinâmico e muito animado no palco em Madrid.
- São Marino/Idols SM: Come noi
- Atuação: As Idols SM marcaram o regresso de São Marino ao JESC. As quatro meninas deram pouco movimento e dinâmica à atuação, algo que ficou a cargo sobretudo dos grafismos e do jogo de câmaras.
- Ucrânia/Artem Kotenko: Hear Me Now
- Atuação: Artem Kotenko e os quatro bailarinos estiveram vestidos em tons prateados. Depois de um início mais estático, a atuação ganhou muito movimento na fase mais ritmada. Quatro retângulos, segurados pelos dançarinos, foram um elemento cénico em destaque, num palco iluminado em tons claros.
- Portugal/Victoria Nicole: Esperança
- Atuação: Num palco com o fumo a emanar do chão e em tons escuros, Victoria Nicole começou sentada ao piano, antes de se levantar quando a canção ganhou mais força. Também passou a haver mais luz. Emocionante prestação da jovem lusa, que esteve vestida de azul claro.
- Irlanda/Enya Cox Dempsey: Le chéile
- Atuação: Enya Cox Dempsey iniciou a atuação sozinha num palco muito colorido, jutando-se quatro dançarinas. Depois da balada portuguesa, uma atuação cheia de dança e dinâmica.
- Malta/Ramires Sciberras: Stilla ċkejkna
- Atuação: Ramires Sciberras começou sozinho, a segurar um cubo luminoso num palco escuro a nevar. O cenário deu depois lugar a cores quentes, com o Sol e fogos-de-artifício no ecrã LED de fundo… que também exibiu imagens da infância do cantor.
Após as atuações, reabriram as votações online, seguindo-se uma primeira recapitulação das atuações antes do primeiro interval act, «Time to Bloom».
Terminado o número, Melani García passou pelos bastidores, antes de uma segunda recapitulação. Poucos minutos depois, fecharam as votações. Seguiu-se uma breve passagem pela green room, antes de Abraham Mateo subir ao palco com a canção Maníaca.
Terminado este segundo interval act, e depois de nova passagem pela green room e do regresso de Zoé Clauzure à emissão, arrancou a apresentação das votações dos júris – não sem antes Martin Österdahl, supervisor executivo, dar «luz verde».
Andria Putkaradze, da Geórgia, liderou a votação do júri com 180 pontos, falando então com Melani García na green room… antes de serem revelados os votos do público. A audiência preferiu Victoria Nicole, em representação de Portugal, com 117 pontos.
No somatório, Andria Putkaradze foi o grande vencedor pela Geórgia com um total de 239 pontos, sendo então proclamado vencedor. O troféu foi entregue e Andria teve a oportunidade de fazer uma pequena declaração no palco.
Os apresentadores fecharam então o espetáculo, seguindo-se a tradicional atuação vencedora.
Resultados
(Clique nos títulos das canções para ver as atuações)
- Geórgia/Andria Putkaradze: To My Mom – 239 pontos
- Portugal/Victoria Nicole: Esperança – 213 pontos
- Ucrânia/Artem Kotenko: Hear Me Now – 203 pontos
- França/Titouan: Comme ci comme ça – 177 pontos
- Malta/Ramires Sciberras: Stilla ċkejkna – 153 pontos
- Espanha/Chloe DelaRosa: Como la Lola – 144 pontos
- Albânia/Nikol Çabeli: Vallëzoj – 126 pontos
- Arménia/Leo: Cosmic Friend – 125 pontos
- Itália/Simone Grande: Pigiama Party – 98 pontos
- Países Baixos/Stay Tuned: Music – 91 pontos
- Alemanha/Bjarne: Save the Best for Us – 71 pontos
- Polónia/Dominik Arim: All Together – 61 pontos
- Chipre/Maria Pissarides: Crystal Waters – 60 pontos
- Estónia/Annabelle: Tänavad – 55 pontos
- Irlanda/Enya Cox Dempsey: Le chéile – 55 pontos
- Macedónia do Norte/Ana & Aleksej: Marathon – 54 pontos
- São Marino/Idols SM: Come noi – 47 pontos
Votação do júri
- Geórgia/Andria Putkaradze: To My Mom – 180 pontos
- Ucrânia/Artem Kotenko: Hear Me Now – 122 pontos
- França/Titouan: Comme ci comme ça – 103 pontos
- Portugal/Victoria Nicole: Esperança – 96 pontos
- Albânia/Nikol Çabeli: Vallëzoj – 82 pontos
- Espanha/Chloe DelaRosa: Como la Lola – 80 pontos
- Arménia/Leo: Cosmic Friend – 76 pontos
- Malta/Ramires Sciberras: Stilla ċkejkna – 74 pontos
- Itália/Simone Grande: Pigiama Party – 52 pontos
- Países Baixos/Stay Tuned: Music – 34 pontos
- Macedónia do Norte/Ana & Aleksej: Marathon – 20 pontos
- Irlanda/Enya Cox Dempsey: Le chéile – 15 pontos
- Alemanha/Bjarne: Save the Best for Us – 14 pontos
- Estónia/Annabelle: Tänavad – 14 pontos
- Polónia/Dominik Arim: All Together – 13 pontos
- Chipre/Maria Pissarides: Crystal Waters – 10 pontos
- São Marino/Idols SM: Come noi – 1 ponto
Votação online do público
- Portugal/Victoria Nicole: Esperança – 117 pontos
- Ucrânia/Artem Kotenko: Hear Me Now – 81 pontos
- Malta/Ramires Sciberras: Stilla ċkejkna – 79 pontos
- França/Titouan: Comme ci comme ça – 74 pontos
- Espanha/Chloe DelaRosa: Como la Lola – 64 pontos
- Geórgia/Andria Putkaradze: To My Mom – 59 pontos
- Alemanha/Bjarne: Save the Best for Us – 57 pontos
- Países Baixos/Stay Tuned: Music – 57 pontos
- Chipre/Maria Pissarides: Crystal Waters – 50 pontos
- Arménia/Leo: Cosmic Friend – 49 pontos
- Polónia/Dominik Arim: All Together – 48 pontos
- Itália/Simone Grande: Pigiama Party – 46 pontos
- São Marino/Idols SM: Come noi – 46 pontos
- Albânia/Nikol Çabeli: Vallëzoj – 44 pontos
- Estónia/Annabelle: Tänavad – 41 pontos
- Irlanda/Enya Cox Dempsey: Le chéile – 40 pontos
- Macedónia do Norte/Ana & Aleksej: Marathon – 34 pontos
Deixe um comentário