Os Caretos de Podence foram elevados esta quinta-feira a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, organismo da Organização das Nações Unidas. Os tradicionais mascarados do Carnaval de Macedo de Cavaleiros foram distinguidos pela UNESCO esta quinta-feira em Bogotá, Colômbia, que avaliou a candidatura das “Festas de inverno Carnaval de Podence”.
Com esta elevação a Património Imatrial da Humanidade, os Caretos de Podence juntam-se a uma lista que já inclui o Fado, o Cante Alentejano, a Falcoaria, os Bonecos de Estremoz, o Barro Negro de Bisalhães e o Fabrico de Chocalhos Alentejanos. Mas neste artigo queremos recordar quando os Caretos de Podence foram representados no Festival da Canção.
Aconteceu em 2006, quando o grupo Mariafolia apresentou o tema Bem Mais Além envergando os tradicionais trajes transmontanos. O grupo ficou em quinto lugar.
Mais recentemente, os Caretos de Podence estiveram em destaque no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2018 realizado em Lisboa, ao entrarem no ‘postcard’ de apresentação do representante da República Checa, Mikolas Josef.
Deixe um comentário