JESC JESC 2019

Viki Gabor e a Polónia bateram quatro recordes com a vitória no JESC

Viki Gabor e a Polónia bateram quatro recordes com a vitória no JESC Imagem: e-FestivalPT
Partilhar o artigo:

Viki Gabor somou 278 pontos no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2019, batendo desde logo quatro recordes: foi a mais pontuada da história do certame, teve a maior margem de vitória e também assegurou para a Polónia a primeira vitória de um país em anos consecutivos.

Com o triunfo deste domingo, interpretando Superhero, a jovem polaca de 12 anos tornou-se a mais pontuada de uma edição do JESC. O anterior recorde, ainda antes da introdução do atual formato de votação (júri nacional + voto online em 50 por cento/50 por cento), vinha de 2016.

Nesse ano, Mariam Mamadashvili e o tema Mzeo receberam 239 pontos para vencer. Por outro lado, Viki Gabor somou mais 51 pontos do que o segundo, Yerzhan Maksim do Cazaquistão. Assim, suplantou o recorde de margem de vitória que vinha de 2012 (Anastasiya Petryk, da Ucrânia, teve mais 35 pontos do que os georgianos Funkids).

Esta é também a primeira vez na história do JESC que um país consegue defender o título. Quem mais perto esteve de o fazer antes de 2019 foi a Bielorrússia (venceu em 2005 e 2007) e Malta (com vitórias em 2013 e 2015). No entanto, nunca nenhum país tinha alcançado um triunfo caseiro.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.