
A ordem de atuação nas semifinais do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022 foi revelada esta semana, sendo estabelecida pela produção com base em critérios diversos relativos ao espetáculo e às possibilidades de cada tema sobressair. Twan van de Nieuwenhuijzen, que é diretor de Festival, falou sobre este aspeto tão essencial do espetáculo.
Na NPO Radio 5, o responsável elucidou de certa forma os critérios de definição da ordem de atuação, começando por referir: “O mais importante é fazer um espetáculo televisivo o mais atrativo possível. Ter uma ordem de atuação que apele também à maioria do público. Depois olhas para a variedade na música, mas também para a parte da execução”.
A primeira semifinal é aberta pela Albânia com uma proposta cujo visual é mais pesado e escuro Sekret, de Ronela Hajati, seguindo-se a Letónia com uma extrovertida e colorida proposta dos Citi Zēni, Eat Your Salad, que no entender de Twan van de Nieuwenhuijzen causa desde logo um contraste marcante:
– Essa canção [da Albânia] começa lentamente, mas depois de 40 segundos aparece uma forte batida. […]. Mas se viram a atuação durante a final nacional albanesa, então viram um tipo de drama, parece escuro nas roupas, na encenação e no uso das luzes. E então é bom se a seguir a isso tiveres o número dois, que na verdade é a Letónia. Se vieres com algo que pareça muito fresco, cores brilhantes, funky, muito branco. Portanto, se não ouviste nada, ainda há o contraste visual na luz e na direção”.
Deixe um comentário