Destaque ESC 2024 Festival Eurovisão da Canção

Windows95man representa a Finlândia na Eurovisão 2024, mas ressalva: “A única decisão correta EBU seria excluir Israel”

Windows95man representa a Finlândia na Eurovisão 2024, mas ressalva: “A única decisão correta EBU seria excluir Israel” Créditos da imagem: © Miikka Varila / Yle
Partilhar o artigo:

Está definitivamente confirmado: Windows95man irá representar a Finlândia no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024, depois da vitória no UMK há pouco mais de uma semana com a canção No Rules.

Esta terça-feira, a emissora Yle anunciou a decisão depois de uma discussão conjunta com Windows95man. A participação de Israel colocava em dúvida a permanência finlandesa no certame.

Ville Vilén, diretor de conteúdo criativo e media e editor-chefe da Yle, explicou em comunicado: “A Yle decidiu respeitar a avaliação da União Europeia de Radiodifusão EBU sobre as empresas televisivas a participarem no Festival. Entendemos que há várias perspetivas justificadas relacionadas a esta questão. A Yle informou a EBU acerca da discussão na Finlândia e a visão do representante finlandês acerca da situação. Esperamos que a situação no Médio Oriente se resolva o mais brevemente possível”.

Teemu Keisteri, criador da personagem Windows95man, e o vocalista Henri Piispanen, afirmaram: “Pensamos que a única decisão correta para a EBU seria excluir Israel da competição. No entanto, não sentimos que desistirmos tivesse um impacto. Em vez disso, começámos discussões com outros representantes sobre como explorar estratégias de alavancar a nossa influência coletiva e usar a nossa posição para aplicar pressão nos decisores da EBU. A decisão foi difícil, mas agora foi tomada. Agradecemos a todos pelo apoio que temos recebido. De agora em diante focar-nos-emos na música e em construir o espetáculo

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.