FdC 2021 Festival da Canção

Coros gravados permitidos no Festival da Canção 2021 e outras novidades no regulamento

Coros gravados permitidos no Festival da Canção 2021 e outras novidades no regulamento
Partilhar o artigo:

Com o anúncio do Festival da Canção 2021, esta sexta-feira foram também publicadas as regras do certame que selecionará o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) do ano que vem. E há uma novidades de peso.

Em termos artísticos, a RTP permite vozes de apoio/coros gravados com o playback principal. Ainda assim, “a voz principal, ou outra voz de apoio que pretenda dobrar ou substituir a voz principal, terá de ser interpretada ao vivo”.

Esta é uma alteração em linha com o que a União Europeia de Radiodifusão (EBU) introduziu para o ESC 2021, permitindo coros gravados considerando a situação excecional provocada pela pandemia.

Por outro lado, a RTP vai selecionar 18 autores diretamente, a solo ou em conjunto com outros autores de letra e música. Estes devem apresentar a maqueta até 30 de novembro, antes de gravarem a versão final para apresentação e enviá-la até ao fim deste ano.

A submissão livre de canções atribuirá duas vagas, com as maquetas a terem de ser enviadas até 25 de novembro. A escolha será feita até dia 30 de novembro, por parte de um júri designado com personalidades da música, produção musical, rádio e televisão.

O regulamento prevê a possibilidade de um ESC 2021 não presencial, estipulando que “a canção vencedora e os seus intérpretes continuam vinculados à participação no ESC 2021 em representação da RTP, independentemente da forma como a mesma possa vir a acontecer”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.