Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Rússia e de Manizha

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Rússia e de Manizha
Partilhar o artigo:

Com o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 cada vez mais perto, continuamos na rubrica Eurovisão 2021 à Vista a apresentar os participantes. É o momento de falar da Rússia, da sua intérprete Manizha e da canção Russian Woman. Vão concorrer, primeiro, na primeira semifinal a 18 de maio.

 

Rússia na Eurovisão

A responsabilidade da participação da Rússia no ESC é, em anos alternados, da responsabilidade das emissoras VGTRK e Channel One, sendo este ano o Channel One ao leme. A antiga União Soviética nunca esteve a concurso, e por isso a estreia da Rússia foi apenas depois da queda da URSS: em 1994.

Nesse ano alcançou o nono lugar final com Youddiph a interpretar Vechni stranik. Foi uma das apenas cinco ocasiões em que uma canção da Rússia foi interpretada exclusivamente no idioma Russo. No ano seguinte, um dos nomes incontornáveis do ESC, Philipp Kirkorov, participou enquanto intérprete pela única vez, cantando Kolybelnaya diya vulkana para ficar em 17.º lugar.

No ano de 1996, a Rússia ficou-se pela pré-qualificação e, depois de um 15.º lugar no ano seguinte, ausentou-se até 2000. O segundo lugar conquistado por Alsou com o tema Solo marcou o início de uma série de sucesso para as representações russas. Essa teve como ponto alto o triunfo de 2008 com Dima Bilan Believe. Era a segunda participação do cantor, que assim se tornou o primeiro repetente pela Rússia até ao momento.

(Continua após o vídeo)

 

A edição de 2009 foi realizada em Moscovo com um dos maiores palcos de sempre do ESC, numa sumptuosa organização russa. Os anos seguintes não tiveram resultados expressivos, mas a tendência inverteu em 2012 com o segundo lugar de Buranovskiye Babushki, as ‘avozinhas’ que interpretaram Party for Everybody e renderam os espectadores. Foi também a estreia do idioma Udmurte na Eurovisão.

De então até agora, apenas por mais duas vezes a Rússia falhou o top cinco do ESC. Em 2014 ficou em sétimo com as Tolmachevy Sisters (vencedoras do Festival Eurovisão da Canção Júnior em 2007) e o tema Shine. Já em 2018 em Lisboa, deu-se o histórico não apuramento para a final: Julia Samoylova levou a canção I Won’t Break ao 15.º lugar na sua semifinal.

(Continua após o vídeo)

 

Um ano antes, a mesma Julia Samoylova havia sido escolhida, mas à última hora a Rússia na sequência dos problemas e conflitos políticos com o país anfitrião de 2017: a Ucrânia. Em 2019, Sergey Lazarev voltou ao ESC e ficou de novo em terceiro, agora cantando Scream. No ano passado, teriam sido os Little Big a representar a Rússia, com um tema que se tornou viral, Uno, antes do cancelamento devido à pandemia.

A Rússia recebeu o prémio Marcel Bezençon da imprensa em 2016 graças ao tema You Are the Only One de Sergey Lazarev. Já em 2003, as t.A.T.u. cantaram Ne ver’, ne boisia e ficaram em terceiro lugar, mas não se livraram do Barbara Dex Award: a distinção dos fãs à pior indumentária.

Entre semifinais e finais, a Arménia e o Azerbaijão foram os mais pontuados pela Rússia com 187 pontos, ao passo que só em finais o Azerbaijão reuniu a maior parte dos pontos da Rússia (112). Quanto a quem mais pontuou a Rússia, foi a Estónia (245 pontos entre semifinais e finais, ex-aequo com a Moldávia e 181 pontos só em finais).

(Continua após o vídeo)

 

A representante e a canção: Manizha e Russian Woman

No regresso às seleções televisivas abertas ao público, Manizha foi a eleita com o tema Russian Woman. Apesar de receber quase 40 por cento dos votos, a canção foi alvo de várias críticas, assim como a cantora pelo seu ativismo pela comunidade LGBT e pelos direitos femininos.

Nascida no Tadjiquistão ainda sob alçada da antiga União Soviética, Manizha emigrou para Moscovo ainda muito nova e foi na Rússia que iniciou o seu percurso musical estudando piano na escola. A carreira propriamente dita começou em 2003, quando tinha 12 anos, em várias competições musicais para crianças: incluindo  o Grand Prix of the Rainbow Stars em que ganhou.

Também gravou várias canções, quer em Russo, quer em Tajique, e passou pelo projeto musical Ru.Kola entre 2007 e 2011, bem como os grupos Assai e Krip De Shin nos anos seguintes. Manizha atuou  com Krip De Shin em vários festivais de música na Rússia, mas em 2016 voltou à carreira a solo e independente. Desde então lançou dois álbuns e um EP, além de diversos singles que não integraram álbuns.

Participante na seleção da Rússia para o ESC 2021, Manizha apresentou Russian Woman e ganhou com 39,7 por cento dos votos. Trata-se de uma canção art pop que destaca a transformação da auto-consciência das mulheres da Rússia nos últimos séculos, tendo sido criada a 8 de março do ano passado… antes de ser apresentada no mesmo dia de 2021.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Rússia)

Emissora responsável: Channel One/VGTRK (2021: Channel One)
Chefe de delegação: Yury Aksyuta
Estreia: 1994; Youddiph – Vechni stranik (resultado: nono lugar)
Participações anteriores: 22
Melhor resultado: Uma vitória (2008: Dima Bilan – Believe)
Pior resultado: 27.º lugar na pré-seleção em 1996 (Andrey Kosinsky – Ya eto ya)
Anfitriã: Uma vez (2009)
Concurso de seleção nacional: Evrovidenie
Representante em 2021: Manizha – Russian Woman
Semifinal em 2021: 3.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil da representante (Manizha)

Nome: Manizha Dalerovna Sangin
Idade: 29 anos (nascida a 8 de julho de 1991)
Nacionalidade: Russa-tajique
Início de carreira: 2003
Álbuns de estúdio: Dois (primeiro: Manuscript, de 2017)
Géneros: Art pop, Étnica, Soul
Outras notas: Apesar da sua carreira musical, Manizha estudou também noutra área no ensino superior, frequentando um curso universitário de psicologia.

 

Perfil da canção (Russian Woman)

Título: Russian Woman
Género: Art pop
Idioma: Russo/Inglês
Intérprete: Manizha
Letra: Manizha
Música: Ori Avni, Ori Kaplan, Manizha

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.