Destaque secundário Seleções nacionais Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção FdC 2021 ESC 2021 Festival da Canção

Exclusivo, entrevista a Fábia Maia: “O Festival significa um desejo profundo e um marco de viragem”

Exclusivo, entrevista a Fábia Maia: “O Festival significa um desejo profundo e um marco de viragem” Imagem: Captura de ecrã YouTube Festival da Canção
Partilhar o artigo:

O e-FestivalPT continua a ir ao encontro dos intérpretes a concurso no Festival da Canção 2021. É agora a vez de lhe apresentarmos a nossa entrevista exclusiva a Fábia Maia, autora e intérprete do tema Dia Lindo.

Do significado da participação à mensagem da canção e à sua escolha como intérprete, são vários os assuntos dos quais pode ficar a par nesta entrevista que passamos a apresentar. De recordar que Fábia Maia entra em ação na primeira semifinal, a 20 de fevereiro.

 

Entrevista exclusiva a Fábia Maia

 

e-FestivalPT (e-FPT): Esta é a sua estreia no Festival da Canção. Antes desta participação, já tinha pensado na possibilidade?
Fábia Maia (FM): “No meu pensamento e na idealização que fiz para mim, não é uma estreia. Pedi ao universo e ele concedeu-me o desejo de estar presente no Festival da Canção. Para mim o Festival significa um desejo profundo e um marco de viragem na minha carreira e mentalidade artística”.

e-FPT: Vimos de um ano muito atípico e difícil para os artistas devido à pandemia. Se não fosse a Covid-19, teria aceitado o convite para o Festival da Canção neste momento, em 2021?
FM: “A minha resposta a esta pergunta é simples. O que seria dum ano atípico, com as consequências do Covid-19 sem o Festival da Canção? Teria sido um ano triste, sem momentos de partilha de música”.

e-FPT: A Fábia Maia foi primeiramente anunciada como autora. Como se escolheu enquanto intérprete: foi uma opção óbvia, ou ainda equacionou entregar a canção a outro intérprete?
FM: “Desde logo soube que seria intérprete. Quero ter a oportunidade de chegar às pessoas do jeito que eu sou. Nunca pensei em momento algum perder a oportunidade de partilhar uma música que fiz com os pedaços todos da minha alma”.

e-FPT: A sua canção é Dia Lindo. Qual é a mensagem e o que significa para si?
FM: “É o amor eterno. Para mim nunca existem meios amores, e o rancor não tem lugar nunca mais no meu coração. É uma música que me leva à origem e aos meus sonhos dos trezes anos. Consegui finalmente encontrar a minha luz interior através desta música, encontrei-me num lugar luminoso. Procuro a eternidade do amor como procuro a eternidade da música”.

 

(A entrevista continua após o vídeo)

e-FPT: Quando criou esta canção, procurou manter-se fiel a si e ao seu estilo, ou antes fazer algo diferente para uma ocasião especial como é o Festival da Canção?
FM: “O que é um estilo quando todos os dias mudamos de opiniões sobre um monte de questões alojadas na nossa mente? Eu não acredito em padrões, em géneros nem em quem tenta encaixar tudo em caixas com o selo bem visível. Eu nunca fujo de mim quando sinto que me encontro. Eu também acredito que falar de estilo, na minha cabeça com pouca figuração, é dizer a um artista que ele não pode voar. E qual é o artista que não deve voar? O Festival da Canção é importante mas eu como artista sou mais e eu, deixei de criar expectativas nas coisas, eventos e pessoas, para deixar as ‘expectations’ na minha mente, porque é a minha mente que me faz gigante”.

e-FPT: Segundo li no site da RTP, Avril Lavigne é o seu ídolo. Até que ponto e como é que a influencia musicalmente nos seus trabalhos?
FM: “Foi alguém que surgiu para quebrar barreiras, do jeito que ela é. Ser tom-boy já não era problema é ser romântico ao mesmo tempo também não. Eu gosto de artistas que não inventam muito sobre quem eles são. A Avril faz-me sentir que nada é impossível desde que sejas genuíno”.

e-FPT: No pior cenário possível, a Eurovisão 2021 será com atuações pré-gravadas. O que pensa acerca disso? “Acredita que o público pode ver menos valor no vencedor por isso?
FM: “Não. Vivemos numa era onde estamos a ser ensinados a gostar e apreciar tudo que existe à distância. Não vejo que isso seja um impedimento, a não ser que a frustração seja muito maior do que o amor pelo próximo”.

e-FPT: Por último, um desafio. Complete a frase: Representar Portugal na Eurovisão seria…
FM: “Uma obra de Deus”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.