Comentários homofóbicos na emissão provocam críticas ao comentador bielorrusso do ESC 2019
Créditos da imagem: BTRC

Comentários homofóbicos na emissão provocam críticas ao comentador bielorrusso do ESC 2019

15/05/2019 0 Por Bernardo Matias

O comentador televisivo da Bielorrússia para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2019, e co-apresentador da edição Júnior do ano passado, Evgeny Perlin, está a ser alvo de várias críticas devido a afirmações durante a transmissão da primeira semifinal do ESC 2019, ontem realizada. Em causa estão comentários homofóbicos, que não se sabe se representarão consequências por parte da União Europeia de Radiodifusão (EBU).

De acordo com a BBC Monitoring, Evgeny Perlin afirmou na Belarus 1 e na Belarus 24 quando no número de intervalo surgiu um beijo gay nos ecrãs da transmissão: “Ó, meu Deus! Talvez fosse melhor não vermos”. Depois, foi bem mais condescendente com um beijo entre duas pessoas de sexos opostos, referindo: “Ok, até agora está tudo bem!”, antes de dizer “Ó, vamos lá!” em tom de desaprovação quando surgiu outro beijo gay nas filmagens.

Esta postura motivou críticas a Evgeny Perlin, como por exemplo de um jornalista da BelaPAN que escreveu no Twitter: “Parece que o apresentador de televisão bielorrusso bateu mesmo no fundo desta vez, embora a BT seja campeã em bater no fundo”. Já um outro jornalista, da Radio Liberty, deu-se por satisfeito que os comentários não são ouvidos noutros países: “O bom é que estas piadas grosseiras não são ouvidas noutros países”.

Partilhar o artigo: