Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Macedónia do Norte e de Vasil

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Macedónia do Norte e de Vasil
Partilhar o artigo:

Continuamos a nossa jornada de apresentação dos países e concorrentes no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 na rubrica Eurovisão 2021 à Vista com a Macedónia do Norte. Será representada por Vasil Garvanliev com o tema You, alinhando na primeira semifinal a 18 de maio.

 

Macedónia do Norte na Eurovisão

Como país integrante da antiga Jugoslávia, a Macedónia do Norte estreou-se relativamente recentemente no ESC: em 1994, quando Kaliopi interpretou Samo ti e nem sequer conseguiu passar da pré-qualificação. Antes, inserida na Jugoslávia, foi o único Estado do bloco a nunca ser representado por um participante.

Com participação a cargo da emissora MRT, até 2004, a Macedónia do Norte ficou sempre de fora nos anos ímpares e nunca teve resultados expressivos. Sem embargo, de 2004 até agora nunca mais o país se ausentou, apesar de só ter conseguido o apuramento para a grande final por seis vezes.

(Continua após o vídeo)

 

Uma das finais conseguidas pela Macedónia do Norte remonta a 2012, quando Kaliopi voltou, agora com Crno i belo, para terminar em 13.º. Mais recentemente, em 2019 Tamara Todevska fez história com a sua balada Proud: conseguiu vencer a votação do júri que a ajudou a ficar no sétimo lugar – o melhor resultado macedónio até ao momento.

Nos últimos anos, a Macedónia do Norte tem cantado em Inglês, mas já teve diversas propostas no seu próprio idioma e até em Romani. Curiosamente, houve dois artistas da Macedónia do Norte a serem galardoados pelos fãs com o infame Barbara Dex Award para pior indumentária: Martin Vučić em 2005 e os Eye Cue em 2018 no ESC realizado em Lisboa.

A Albânia foi o país que mais pontos recebeu da Macedónia do Norte: 253 entre semifinais e finais e 117 nas finais. Já ao contrário, a Macedónia do Norte foi mais pontuada por Albânia no global das semifinais e finais (183 pontos), mas só em finais foi a Croácia que mais a pontuou com 75 pontos.

(Continua após o vídeo)

 

O representante e a canção: Vasil e Here I Stand

O percurso musical de Vasil Garvanliev é longo e este ano foi selecionado internamente pela segunda vez pela emissora MRT para representar a Macedónia do Norte no ESC: depois de em 2020 o certame ser cancelado.

Foi com apenas sete anos de idade, em 1991, que Vasil começou a sua carreira e aos oito anos lançou um álbum. A sua primeira canção, Marionka, tornou-se um êxito entre as crianças nos anos seguintes, valendo-lhe vários concertos e turnés ainda na antiga Jugoslávia.

Em 1997, e com o eclodir da guerra do Kosovo, emigrou para os Estados Unidos da América onde deu continuidade ao seu percurso musical no Chicago Children’s Choir, para além de ser corista de artistas conceituados como Célinee Dion, Enrique Iglesias ou Nelly Furtado.

Mais tarde, tentou estudar em Londres e em Milão, mas assentou-se no Royal Conservatory of Music no Canadá e especializou-se em ópera. Esteve uma década no Canadá, mas não se desligou da música contemporâneoa nem da Europa, tentando até representar a Macedónia do Norte no ESC.

A sua primeira experiência no certame acabou por ser em 2019 como corista de Tamara Todevska, antes de ser o eleito pela MRT em 2020 com o tema You. Devido ao cancelamento do ESC do ano passado, foi reconduzido para 2021, agora com Here I Stand.  É uma balada pop acerca de crescer com as adversidades do passado. Conta com a participação do Chicago Children’s Choir.

(Continua após o vídeo)

 

Perfil do país (Macedónia do Norte)

Emissora responsável: MRT
Chefe de delegação: Meri Popova
Estreia: 1998; Vlado Janevski – Ne zori, zoro (Resultado: 19.º lugar)
Participações anteriores: 20
Melhor resultado: Sétimo lugar em 2019 (Tamara Todevska – Proud)
Pior resultado: 18.º lugar na semifinal em 2018 (Eye Cue – Lost and Found)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Vasil – Here I Stand
Semifinal em 2021: 6.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil do representante (Vasil)

Nome: Vasil Garvanliev
Idade: 36 anos (nascido a 2 de novembro de 1984)
Nacionalidade: Macedónia
Início de carreira: 1991
Álbuns de estúdio: Zero (primeiro single: Marionka, de 1994)
Géneros: Música clássica, Ópera, Pop
Outras notas: Fez parte do melhor resultado da Macedónia do Norte, como corista de Tamara Todevska no sétimo lugar de 2019.

 

Perfil da canção (Here I Stand)

Título: Here I Stand
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Vasil
Letra e música: Vasil Garvanliev

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.