Festival Eurovisão da Canção ESC 2020

Mudanças de fundo no processo de seleção do representante da Lituânia para o ESC 2020

Mudanças de fundo no processo de seleção do representante da Lituânia para o ESC 2020 Créditos da imagem: Thomas Hanses
Partilhar o artigo:

O processo de seleção do artista da Lituânia para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) vai ter alterações de fundo em 2020. Desde logo será mais curto, consistindo apenas de seis espetáculos entre o meio de janeiro e o fim de fevereiro. De 30 de setembro a 8 de dezembro decorre o período de candidaturas de canções.

Segundo a emissora LRT, cada artista só poderá competir com uma canção, evitando-se assim casos como o que aconteceu este ano com Monika Marija – foi finalista com dois temas e abdicou de um deles para a final.

Por outro lado, foi criado um novo grupo de trabalho que terá a seu cargo a supervisão do processo de seleção. É composto pelo vice-diretor-geral da LRT, Gytis Oganauskas, Audrius Giržadas, Darius Užkuraitis, Giedrius Masalskis, Jolanta Tarasevičienė, Povilas Varvuolis e Rūta Putnikienė.

O próprio processo de votação do júri irá evoluir, desaparecendo os comentários individuais a todas as atuações, com os jurados a assistirem num espaço separado. Já o voto do público deixa de ser exibido durante os espetáculos, sendo apenas conhecido no final de cada um. Há ainda a destacar que a LRT gastará mais fundos no vencedor, ao nível de efeitos de palco, realização, lições vocais, indumentária, entre outros.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.