A vitória de MARUV no Vidbir 2019 espoletou uma polémica que pode resultar na desistência da Ucrânia do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. Atuações da cantora programadas para a Rússia, que mantém um conflito com a Ucrânia, levaram a que não chegasse a um acordo de participação com a emissora UA:PBC – vínculo esse cuja única diferença face a anos anteriores foi a inclusão da cláusula anti-atuações na Rússia até ao ESC.
Perante a natureza política do assunto, a UA:PBC irá falar com a União Europeia de Radiodifusão e não exclui a desistência. Oleksandra Koltsova, da direção da emissora, afirmou à Hromadske:
– Primeiro iremos consultar a União Europeia de Radiodifusão acerca da politização do processo de seleção na Ucrânia. Como isto afeta a nossa participação este ano? Depois falaremos com advogados sobre se queremos continuar a participar como emissora. Então, iremos falar com a gestão dos artistas. E depois tomaremos uma decisão”.
Se a UA:PBC avançar para o ESC, a seleção será feita entre os outros cinco finalistas do Vidbir 2019, que terminaram com a seguinte classificação:
2.º Freedom Jazz, Cupidon
3.º Kazka, Apart
4.º Brunettes Shoot Blondes, Houston
5.º Yuko, Galyna guliala
6.º Anna Maria, My Road
Deixe um comentário