Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

Tamara (Macedónia) revela a mensagem por trás da sua canção, ‘Proud’

Tamara (Macedónia) revela a mensagem por trás da sua canção, ‘Proud’ Fonte: facebook.com/tamaratodevska
Partilhar o artigo:

No início do mês foi lançada a canção Proud, que Tamara Todevska vai interpretar no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano em representação da Macedónia do Norte. Trata-se de um tema com uma mensagem que decorre das próprias experiências de vida da artista e dedicado à sua filha e não só, como explica Tamara.

Numa entrevista ao eurovision-addict.blogspot.com, a cantora macedónia foi questionada acerca de qual é a história por trás do tema que vai defender em Tel Aviv. Tamara começou por fazer o enquadramento daquilo por que passou na sua vida:

– Sou mãe de dois filhos. […]. Sei que soa a cliché, mas eles mudaram verdadeiramente a minha vida e sinto que, quer como mãe, quer como pais, a minha e a nossa responsabilidade é trazer uma mudança positiva à vida dos nossos filhos. Toda a minha vida me disseram que eu não era suficientemente feminina, suficientemente boa, que andava e agia como um homem. Baixa a tua cabeça, veste algo sexy, ninguém se preocupa com o que tu pensas, diriam eles. Na cabeça deles eu era só outra rapariga perdida”.

De seguida, Tamara explicou que quer diferente para a sua filha e, por isso, Proud é dedicada a ela e não só: “Hoje, quando olho para a minha filha, quero que ela cresça num mundo em que as pessoas não a irão avaliar, não lhe dirão como agir, sorrir e andar. Quero que ela não tenha de seguir as regras para ser aceite. Quero que ela seja quem quer ser e, mais importante, que seja orgulhosa de quem é. É o mínimo que posso fazer por ela. Dedico Proud a ela e a todos os que estão a lutar pelos seus sonhos e a viver a vida ao máximo nos seus próprios termos”.

Por outro lado, Tamara fez questão de garantir que a sua canção não é um hino feminista: “Embora muitos possam chamar-lhe um hino feminista, Proud é uma canção para todos a quem disseram para baixar a cabeça, seguir as regras da sociedade que fazem sentido no século XXI e para todos os que abraçam a sua grandeza e acreditam em eles mesmos, independentemente do que as pessoas à sua volta dizem. Através da canção, quero quebrar estas regras da sociedade e pelo menos por uma noite no ano mostrar ao mundo que ESTAR ORGULHOSO é sempre mais forte do que NUNCA SERÁS SUFICIENTEMENTE BOM”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.