Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Dinamarca e Reddi

Todos os caminhos vão dar a Turim: Dinamarca e Reddi
Partilhar o artigo:

Seguimos viagem em «Todos os caminhos vão dar a Turim» com a Dinamarca. Trata-se de um dos países mais antigos a concurso e não falta à chamada para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

A banda feminina Reddi representa os nórdicos com a canção The Show.

 

A Dinamarca na Eurovisão em 10 pontos

  • Estreia promissora…: A Dinamarca estreou-se no ESC logo na segunda edição, em 1957. Obteve um encorajador terceiro lugar com a canção Skibet skal sejle i nat, de Birthe Wilke & Gustav Winckler.
  • … e vitória não demorou muito: Foi logo à sétima tentativa, em 1963, que a Dinamarca se estreou a vencer no ESC. Fê-lo com a canção Dansevise interpretada por Grethe e Jørgen Ingmann.
  • Atraso custou «estreia fundadora»: Apesar de só se ter estreado em 1957, a Dinamarca queria participar na edição inaugural em 1956. Porém, atrasou-se na candidatura e tal não foi possível.
  • Pioneira no norte da Europa: A Dinamarca foi o primeiro dos países nórdicos a entrar no ESC: só nos anos seguintes é que se juntaram Suécia, Noruega e Finlândia e a Islândia foi apenas em 1986.
  • Ausência longa: Numa das maiores ausências de um país, a Dinamarca retirou-se do ESC entre 1967 e 1977, depois de um 14.º lugar que, na altura, foi o seu primeiro resultado fora do top dez.
  • Ponto de viragem: A Dinamarca apostou sempre no seu próprio idioma até 1997. Porém, após a ausência em 1998, o Inglês tornou-se dominante. Só no ano passado é que o Dinamarq1uês voltou a ser o idioma de uma canção do país na integridade da letra.
  • Novo milénio bem-sucedido: Desde 2000, a Dinamarca atravessa um bom período no ESC. Teve já duas vitórias (a mais recente em 2013) e um segundo lugar), sendo presença regular na final que falhou apenas em cinco ocasiões.
  • Pior resultado: Apesar do bom histórico desde 2000, a Dinamarca também obteve os seus piores resultados: o único último lugar, na final de 2002; e o 19.º lugar na semifinal em 2007.
  • Duas vitórias para a OGAE: As sondagens OGAE (dos clubes de fãs) deram duas vitórias à Dinamarca: em 2010 (Chanée & N’evergreen, In a moment like This) e em 2013 (Emmelie de Forest, Only Teardrops). Desta vez, viria mesmo a vencer o ESC.
  • Seleção quase tão antiga como o ESC: A Dinamarca escolheu sempre os seus representantes no ESC através do Dansk Melodi Grand Prix, que deste modo é o certame de seleção específico mais antigo (o Festival de Sanremo, em Itália, não é especificamente concebido para eleger o representante do país).

 

Perfil do país (Dinamarca)

Emissora responsável: DR
Chefe de delegação: Molly Plank
Estreia: 1957; Birthe Wilke og Gustv Winckler – Skibet skal sejle i nat (resultado: terceiro lugar)
Participações anteriores: 49
Melhor resultado: Três vitórias (1963: Grethe & Jørgen Ingmann – Dansevise; 2000: Olsen Brothers – Fly on the Wings of Love; 2013: Emmelie de Forest – Only Teardrops)
Pior resultado: 25.º lugar na pré-qualificação em 1996 (Dorthe Anderson & Martin Loft – Kun med dig)
Anfitriã: Três vezes (1964, 2000 e 2014)
Concurso de seleção nacional: Dansk Melodi Grand Prix
Representante em 2022: Reddi – The Show
Semifinal em 2022: 12.º a atuar na primeira semifinal (10 de maio)

 

Perfil dos representantes (Reddi)

Integrantes: Siggy Savery (voz, piano, guitarra), Agnes Roslund (guitarra), Ida Bergkvist (baixo), Ihan Hayder (bateria)
Álbuns de estúdio: 0 (único single: The Show, de 2022)
Géneros: Pop-rock
Outras notas: A banda feminina Reddi é influenciada pelo punk dos anos 1970 e pelo rock simples dos anos 1980, mas também por artistas mais contemporâneos como Katy Perry e bandas como os Green Day.

 

Perfil da canção (The Show)

Título: The Show
Género: Pop-rock
Idioma: Inglês
Intérprete: Reddi
Letra: Ihan Haydar, Siggy Savery e Julia Fabrin
Composição: Ihan Haydar, Siggy Savery, Chief 1 e Remee Jackman

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.