Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Todos os caminhos vão dar a Turim: Moldávia e Zdob și Zdub & Advahov Brothers

Todos os caminhos vão dar a Turim: Moldávia e Zdob și Zdub & Advahov Brothers
Partilhar o artigo:

Na continuação de «Todos os caminhos vão dar a Turim», regressamos ao leste da Europa para apresentar mais um concorrente no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022.

Agora é a Moldávia em foco, país que se faz representar pelo divertido conjunto folk Zdob și Zdub & Advahov Brothers com a canção Trenulețul.

 

A Moldávia na Eurovisão em 10 pontos

  • Estreia em 2005: A Moldávia é um dos países mais recentes no ESC, tendo competido pela primeira vez em 2005. Nesse ano, os Zdob și Zdub alcançaram um respeitável sexto lugar com a canção Boonika bate doba.
  • Presença constante na final: Ao longo dos anos, a Moldávia assumiu-se como um país que se apura constantemente para a final: só falhou o espetáculo decisivo por cinco vezes.
  • Pódio no currículo: No mesmo ano em que Portugal ganhou (2017), a Moldávia obteve o seu melhor resultado: um terceiro lugar sos SunStroke Project com a canção Hey, Mamma!.
  • Pior resultado: Remonta a 2014 o pior resultado moldavo de sempre: Cristina Scarlat, com a canção Wild Soul, não foi além do 16.º e último lugar na respetiva semifinal.
  • O nome do país na canção: Em 2009, a Moldávia obteve o 14.º lugar e a sua canção deixava bem claro de que país era: Hora din Moldova, de Nelly Ciobanu.
  • Vários repetentes: Ao longo da história, a Moldávia regista vários repetentes como seus representantes no ESC. Os Zdob și Zdub, que estão este ano pela terceira vez (agora com os Advahov Brothers), são um exemplo, mas há mais casos: SunStroke Project (em 2010 com Olia Tira e em 2017 sozinhos) e Natalia Gordienko (a solo em 2021 e com Arsenium e Connect-R em 2006).
  • Inglês dominante: O idioma inglês ouviu-se em quase todas as canções moldavas até agora, seja como idioma integral ou parcial. A exceção foi em 2013, quando Aliona Moon cantou O mie totalmente em Romeno.
  • Seleção nacional quase sempre até 2020: De 2005 até 2020, a Moldávia apostou quase sempre numa final nacional (com várias designações). Seleções internas só foram usadas em três ocasiões: 2007, 2021 e 2022.
  • Fenómeno online: Sergey Stepanov, dos SunStroke Project, popularizou-se na internet para além do ESC como Epic Sax Guy, devido ao seu solo de saxofone durante 30 segundos do tema moldavo de 2010, Run Away.
  • Sem ausências: Desde a estreia em 2005, a Moldávia nunca se ausentou do ESC até aos dias de hoje.

 

Perfil do país (Moldávia)

Emissora responsável: TRM
Chefe de delegação: Sem dados
Estreia: 2005; Zdob și Zdub – Boonika bate doba (Resultado: Sexto lugar)
Participações anteriores: 16
Melhor resultado: Terceiro lugar em 2017 (SunStroke Project – Hey, Mamma!)
Pior resultado: 17.º lugar na semifinal em 2016 (Lidia Isac – Falling Stars)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representantes em 2022: Zdob și Zdub & Advahov Brothers – Trenulețul
Semifinal em 2022: 10.º a atuar na segunda semifinal (12 de maio)

 

Perfil do representante (Zdob și Zdub & Advahov Brothers)

Integrantes (Zdob și Zdub): Roman Iagupov, Mihai Gîncu, Sveatoslav Staruș, Andrei Cebotari, Valeriu Mazîlu e Victor Dandeș
Integrantes (Advahov Brothers Orchestra): Vasile Advahov e Vitalie Advahov
Fundação (Zdob și Zdub): 1994
Fundação (Advahov Brothers): 2005
Álbuns de estúdio (Zdob și Zdub): 10 (primeiro: Hardcore Moldovenesc, de 1996)
Álbuns de estúdio (Advahov Brothers): Sem dados
Géneros (Zdob și Zdub): Folk pop, Folk rock
Géneros (Advahov Brothers): Folk
Outras notas: Com longa experiência musical, os Zdob și Zdub (Bate na Bateria, em tradução direta) formaram-se em 1994 e já estão pela terceira vez no ESC. Antes da primeira em 2005, já tinham participado em diversos festivais e eventos, sendo de grande popularidade na Moldávia e outros países de leste. Já a Advahov Brothers Orchestra foi fundada em 2005 pelos irmãos Vasile e Vitalie, colhendo popularidade tal que deixou de ser um pequeno grupo como era a ideia quando foi fundado para ter 45 instrumentalistas.

 

Perfil da canção (Trenulețul)

Título: Trenulețul
Género: Folk
Idioma: Romeno e Inglês
Intérpretes: Zdob și Zdub & Advahov Brothers
Letra e composição: Mihail Gincu, Roman Iagupov, Vasile Advahov e Vitalie Advahov

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.