
A SVT alega que, olhando para a história, John Lundvik deverá ganhar o voto do júri no Festival Eurovisão da Canção (ESC). O cantor recebeu a máxima pontuação do júri internacional do Melodifestivalen com a canção Too Late For Love, o que contribuiu para o triunfo no certame que lhe valeu o direito de representar a Suécia no ESC.
O Twitter oficial do Melodifestivalen assinala uma nota curiosa, ao escrever: “A Suécia será a vencedora do júri na Eurovisão… SE a tendência continuar, é isso! Os júris internacionais do Melodifestivalen têm um registo superior de prever o resultado do júri na Eurovisão”.
Isto é sustentado numa análise histórica dos últimos anos no que toca à votação do júri internacional no certame de seleção sueco. Essa análise consta no blog oficial da SVT, blogg.svt.se:
- Måns Zelmerlöw, 122 pontos – primeiro do júri no ESC 2015
- Loreen, 114 pontos – primeira do júri no ESC 2012
- Benjamin Ingrosso, 97 pontos – segundo do júri no ESC 2018*
- Robin Bengtsson, 96 pontos – terceiro do júri no ESC 2017
- Robin Stjernberg, 91 pontos – terceiro do júri no ESC 2013
- Sanna Nielsen, 90 pontos – segunda do júri no ESC 2012
- Frans, 88 pontos – nono do júri no ESC 2016
- Eric Saade, 81 pontos – nono do júri no ESC 2011
* Apesar de ter recebido 114 pontos, foi aplicado um cálculo para equilibrar com outros dados visto que em 2018 houve mais pontos do júri atribuídos no Melodifestivalen.
A verdade é que, apesar da alegação da página do Melodifestivalen, apenas por duas vezes o vencedor da votação do júri internacional daquele evento acabou por ser o preferido do júri no ESC desde 2011. Por outro lado, apenas por duas vezes terminou fora do top três das preferências dos jurados do concurso internacional.
Sweden will be the jury winner in #Eurovision… IF the trend continues, that is! The #Melfest international juries have a superior track record of predicting the Eurovision jury result, as shown in this historical overview: https://t.co/3Vn8ywZL37
— Melodifestivalen (@SVTmelfest) 10 de março de 2019
Deixe um comentário